Enfermeira escreve poema em homenagem à profissão

Para homenagear a importância, a competência, o respeito à vida, a saúde e todos aqueles que necessitam de cuidados, a enfermeira e doutora Maria Belén Salazar Posso escreveu um poema para valorizar e enaltecer o perfil profissional da enfermagem e a sua contribuição na assistência.

Enfermeira e doutora Maria Belén Salazar Posso

Enfermeira há 52 anos, além de ser professora titular aposentada da Universidade de Taubaté, a profissional é membro da diretoria da Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (Sobecc) e coordenadora do comitê de Práticas Integrativas e Complementares da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED).

Segundo Belén, a inspiração veio durante preparação de um de seus cursos, ao avaliar o perfil, as habilidades e as competências dos profissionais. “Enquanto eu preparava a aula, senti a vontade de escrever essa homenagem ao cliente, ao enfermeiro e à enfermagem. As palavras foram fluindo rapidamente sem necessidade de correção. Foi uma inspiração que refletia em minhas crenças na profissão”, conta.

A enfermeira ainda referencia seus versos com o atual cenário que o mundo vem enfrentando. De acordo com ela, a pandemia reflete os problemas socioculturais, políticos e econômicos da sociedade. Entretanto, a enfermagem está preparada para assistir o cidadão, a família e a comunidade em qualquer esfera, já que os profissionais estão habituados a assumir os desafios gerados pelas constantes mudanças da realidade cotidiana hospitalar e de atenção primária.

Em ambos os casos, ela afirma que o conhecimento técnico- científico, a responsabilidade, o humanismo, a ética e a moral, o cuidar – visando o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual do ser humano –  devem ser o centro das ações dos profissionais de enfermagem e, consequentemente, o foco de sua formação.

“A enfermagem é uma profissão que inclui atividades de assistência, educação, administração e pesquisas em diversos campos de atuação, exigindo dos profissionais a compreensão da sua importância. Além do trabalho em equipe, da interação multi, interprofissional, interdisciplinar e interpessoal nas relações saúde-sociedade, da exclusão e inclusão social, o cuidado integral também é essencial para a promoção da saúde, prevenção de doenças e melhorias na qualidade de vida e do potencial do ser humano. A enfermagem é uma profissão ímpar e humanamente divina!”, finaliza.

Confira o poema na íntegra:

Enfermagem

Cliente,

criança, homem,

mulher, idoso

Seres razão do cuidar do enfermeiro.

Enfermeiro,

Com arte, ciência e vocação

Seja você, Maria, Ceci, José ou João,

Do Brasil, do estrangeiro,

Do centro ou do menor rincão,

no domicílio, hospital,

Asilo, creche ou comunidade ,

No caos ou na tranqüilidade

A todos assiste sem distinção.

No seu cotidiano cuidar

Seja, outono, inverno,

Primavera ou verão,

Na pesquisa, ensino,

assistência ou gestão,

Eleva os ideais de sua profissão

De forma autônoma ou não,

A todos os cantos de sua nação.

Enfermagem

Na simbiose do cliente e enfermeiro

Surge a Enfermagem.

Esperança que reverte

Tristeza em alegria,

Debilidade em fortaleza,

Doença em saúde,

Não saber em saber,

Morte em viver.

Por isso, cliente, Atente!

Seja você pobre ou rico,

Sadio ou doente,

Negro, vermelho,

Amarelo ou branco,

Judeu, espírita,

Católico ou crente,

Indivíduo, família ou comunidade,

Para o enfermeiro, não importa,

Pois, você, 

Você é gente!

 

Maria Belén Salazar Posso