Enfermeira assume Secretaria de Saúde de Dracena

Cláudia Mara Mesalira Moreira Gagliani Luginick, de 42 anos, é a nova secretária de saúde de Dracena. A enfermeira assumiu o cargo no dia 10/6. Cláudia é graduada em enfermagem pela Faculdades de Dracena – Unifadra, possui curso extensivo em terapia comunitária e especialização em Urgência e Emergência na saúde do adolescente.

Enfermeira Cláudia Mara Luginick, nova secretária de saúde de Dracena

“Sempre atuei no SUS. Iniciei minha carreira como agente comunitária de saúde e em seguida fiz o curso de auxiliar e técnico em enfermagem. Descobri ali minha verdadeira paixão profissional. Enquanto trabalhava como auxiliar, concluí a faculdade de enfermagem e, entre o período de 2008 e 2014, atuei na vigilância epidemiológica, no centro de saúde e na assistência à família. Em 2015, assumi o cargo de coordenadora da atenção básica e a partir de 2016 fiquei na coordenação de saúde do município de Monte Castelo”, relembra.

Cláudia continuou se dedicando à saúde pública, até que em 2021 assumiu mais um cargo de gestão como diretora de saúde de Monte Castelo, por 160 dias. Foi depois dessa atuação que surgiu o convite para um novo desafio, foi convidada para atuar na Secretaria de Saúde de Dracena.

Durante sua gestão, Cláudia pretende coordenar o desenvolvimento de atividades relacionadas à saúde pública e ao bem-estar social dos cidadãos, acompanhar o planejamento, orientação, execução e fiscalização da política de saúde da administração municipal, organizar a execução de saúde preventiva em todas as áreas de sua competência dando ênfase às doenças que causam maior índice de mortalidade. Além disso, irá coordenar o serviço social oferecido à população, a adoção de medidas para prestação de serviços de proteção à gestante, à criança, ao adolescente e ao idoso, entre outras atividades inerentes à política de saúde pública do Município.

“Meu objetivo nessa nova jornada é exercer a função com sabedoria, discernimento, conhecimento técnico e científico, fortalecendo e melhorando os serviços já existentes. O olhar da enfermagem na gestão da saúde pública torna o serviço mais humanizado. Como enfermeira, é um reconhecimento pessoal e profissional assumir a secretaria de saúde de um grande município. É uma atribuição que exige grande responsabilidade e comprometimento frente aos desafios que todos os municípios estão enfrentando no momento”, disse.

Cláudia ressaltou ainda a importância da categoria em cargos de gestão. “A enfermagem vem ganhando espaço em posições de liderança, conseguimos mostrar ao longo dos anos que o papel do enfermeiro vai além dos cuidados de saúde característicos da profissão. Temos muita capacidade de gerenciar, sempre com um olhar humanizado, empático e técnico”, comentou.