Enfermagem protagoniza cuidados na pandemia

A enfermagem é a protagonista dos cuidados à população no combate à pandemia da covid-19, pois está na linha de frente da assistência, 24 horas por dia ao lado dos pacientes. Mas antes mesmo desse cenário preocupante e sem precedentes, a profissão já vinha ganhando destaque mundial com a campanha Nursing Now, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de forma a favorecer o empoderamento da categoria, como parte das celebrações do Ano da Enfermagem, como a organização definiu 2020.

“A enfermagem sempre esteve na linha de frente nos cuidados à saúde. Nós somos a maior força de trabalho da saúde do país. O árduo trabalho desses profissionais, principalmente no combate à pandemia, é um esforço que deve ser valorizado e reconhecido por toda a sociedade, já que os cuidados são realizados de forma democrática, ampla e inclusiva”, destaca o enfermeiro Cláudio Silveira, presidente em exercício do Coren-SP.

O Coren-SP acompanhou histórias de profissionais que vem atuando em diversas instituições pelo estado. Conheça algumas histórias motivacionais e acolhedoras em todo o estado que ressaltam o protagonismo e a liderança da enfermagem na assistência à saúde da sociedade.

Araçatuba

O gerente de enfermagem do Ambulatório Médico de Especialidades de Araçatuba, Wilson Pimentel Junior, desenvolveu uma oficina de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

O profissional conta que na sua instituição, o gerente de enfermagem também é o enfermeiro executor da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). “Nosso foco foi na capacitação permanente das equipes de trabalho. Por isso, implantamos um protocolo embasado nas orientações da Anvisa e da Vigilância Epidemiológica do nosso município. A enfermagem demonstrou coragem e força para enfrentar esta guerra”, diz Wilson.

Enfermeiro Wilson de Araçatuba

Barretos

O gerente de enfermagem do Hospital de Amor Nossa Senhora de Barretos, João Fernando Ramos Raymundo, conta que a instituição desenvolveu a capacitação profissional às equipes de enfermagem para o enfrentamento da Covid-19.

Segundo ele, diante da necessidade regional de assistência especializada em Covid-19, a gestão institucional em parceria com a Secretaria de Saúde definiu a reestruturação do hospital para ser referência no atendimento de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de coronavírus. “Mesmo em meio aos desafios, a nossa equipe segue buscando treinamento e capacitação para garantir uma assistência segura e qualificada para os pacientes”, diz.

Enfermeiro João de Barretos

Campinas

Outro trabalho que também fez diferença foram as ações da enfermeira da prefeitura municipal de Campinas, Renata Cauzzo Zingra Mariano, e da diretora do departamento de enfermagem do Hospital de Clínicas da Unicamp, Eliete Boaventura Bargas Zeferino.

A profissional Renata conta que a prefeitura designou uma comissão para tratar de assuntos referentes à pandemia. Esta comissão elaborou um documento que contém orientações para a rede pública de atenção à saúde do município, vídeos sobre técnica de paramentação e desparamentação, manejo clínico, fluxo de atendimento e coleta de SWAB. “O compartilhamento de diversos saberes profissionais de informações técnicas oficiais são essenciais para reorganização do processo de trabalho diante deste cenário epidêmico”, explica a enfermeira.

Enfermeira Renata de Campinas

Já Eliete, criou um plano de contingência. A ação envolvia a organização dos espaços físicos, previsão de consumo, aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e treinamento da equipe. “O nosso objetivo é contribuir com a sociedade, prestando uma assistência qualificada e proporcionando proteção e o melhor cenário possível para que nossos profissionais atuem de forma segura”, conta a enfermeira.

Enfermeira Eliete de Campinas

Guarulhos

As ações da enfermeira Rosemeire Maria da Silva, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Seródio, em Guarulhos, da enfermeira Jaqueline Melo Torres, que atua no Pronto Socorro de Guarulhos e também é responsável pela rede Cegonha, e dos enfermeiros coletores do Centro de Testagem da Covid-19 no CEO Vila Galvão, Arnaldo Marques Neto e Laís Fernandes Feliz Vieira, também merecem destaque.

Cansada de pedir às pessoas que levem a sério o distanciamento social, Rosemeire decidiu pintar o chão da instituição, para que, assim, as pessoas se tornassem mais conscientes e evitassem aglomerações. “Enquanto profissional de enfermagem, o sentimento diante dessa ação é a promoção de saúde e a construção do cuidado para diminuir a propagação do vírus”, avalia.

Enfermeira Rosemeire de Guarulhos

Intitulado de “Combatendo o Coronavírus”, a enfermeira Jaqueline conta que ela e sua equipe tiveram uma iniciativa de gravar um vídeo alertando sobre como realizar a higienização correta das mãos.

“Quando vimos aumentar as solicitações de álcool em gel e luvas, ficamos sabendo que muitos profissionais estavam fazendo o uso indevido das luvas. Apostamos em todas as medidas de combate ao Coronavírus, mas o princípio de tudo é a higiene das mãos”, conta. 

Enfermeira Jaqueline de Guarulhos

Quando a prefeitura de Guarulhos precisou montar o centro de testagem, a gestão teve dificuldade em encontrar voluntários. Entretanto, Arnaldo e Laís se prontificaram a trabalhar, mostrando total interesse e comprometimento desde o início. “Meu sentimento é de estar numa missão, honrando meu juramento, o qual tanto me orgulho”, destaca o enfermeiro.

Enfermeiro Arnaldo de Guarulhos

Já Laís, que ficou afastada por 14 dias por ter contraído Covid-19, diz que o sentimento é de união. “Após passar por toda essa experiência, ao voltar para a minha rotina, me voluntariei para participar desta ação para fazer a diferença para os servidores da saúde”, conta.

Enfermeira Laís de Guarulhos

Jacareí

O enfermeiro emergencista Alex Botelho Leal, que trabalha da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Thelmo de Almeida, em  Jacareí, explica que a partir da iniciativa da coordenação de enfermagem, foi instituído um protocolo para higienização das mãos, incluído desde os funcionários da recepção até os profissionais de saúde que atuam lado a lado do paciente.

“A enfermagem é preparada para prolongar a vida e promover a cura, porém, no nosso âmbito, é preciso ter controle emocional, conhecimento, disponibilidade, flexibilidade, capacidade de interação, reconhecimento de limites e posturas éticas que garantam a confiança e a segurança no atendimento à população”, destaca Alex.

Enfermeiro Alex de Jacareí

Marília

E protagonismo é a palavra que resume também as ações da diretora técnica de saúde do Departamento Regional de Saúde de Marília – DRS IX, Célia Maria Marafiotti Netto. Ela conta que a Organização da Rede de Atenção na Média e Alta Complexidade para o atendimento à Covid-19 no DRS IX construiu, entre outras ações, o plano de contingência regional.

“Poder contribuir com este momento diferente e difícil da pandemia buscando acesso e assistência à saúde para nós, nas necessidades da população, é muito gratificante. Estejamos firmes e fortes na fé para superarmos este momento”, diz.

Presidente Prudente

Após diversas reuniões com supervisores da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, a enfermeira Ana Cláudia Braga elaborou um projeto de prevenção em saúde mental para os servidores em virtude da Covid-19.

“Vivências em situações de calamidade pública podem gerar sofrimento e adoecimento psíquico. A Rede de Saúde Mental (RAPS) do município, conta com unidades no apoio em saúde mental na atenção básica e especializada. As equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e mini equipes de saúde mental dão suporte na Atenção Primária em Saúde. Os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) ofertam o atendimento especializado. Dentro da lógica do matriciamento, estes serviços são referência para que as equipes possam matriciar ações dentro do território”, explica a enfermeira.

Presidente Prudente

Ribeirão Preto

Em meio à pandemia, a enfermeira aposentada Emília Maria Paulina Campos Chayamiti passou a arrecadar recursos financeiros para confecção de máscaras.

Intitulado de “Máscaras do Bem para Comunidade de Ribeirão Preto”, a profissional conta que o trabalho só foi possível graças a solidariedade, a doação e a cidadania das pessoas que acreditaram no projeto. “Construímos um grupo com mais de 100 voluntários que abraçaram a causa. O nosso trabalho teve inicio no dia 05 de abril, com a meta de produção de 7.500 máscaras”, conta.

Enfermeira Emília de Ribeirão Preto

São José do Rio Preto

Com objetivo de manter a qualidade assistencial e segurança tanto dos pacientes quanto dos colaboradores, a gerente assistencial do Hospital Austa de São José do Rio Preto, Maristela Maricato de Souza, conta que a instituição criou um comitê de gerenciamento de crise para a pandemia do Novo Coronavírus.

O comitê atuou em várias frentes, desde a organização e estruturação de fluxos das áreas clínicas, críticas e emergenciais que receberiam os pacientes respiratórios; a elaboração de novos documentos, manuais e protocolos assistenciais e de tratamento para Covid-19, entre outras ações. “O que nos motivou desde o início foi a crença de que poderíamos estar diante de um grave problema de saúde mundial e precisaríamos unir esforços para contermos o avanço desta doença no Brasil e principalmente na cidade de São José do Rio Preto”, diz a enfermeira.

Enfermeira Maristela de São José dos Rio Preto

Santo André

O enfermeiro e especialista em estomaterapia, Emerson Fabiano Vicente, é responsável pela supervisão da equipe de enfermagem no Hospital de Campanha de Santo André, que foi inaugurado para o enfrentamento da pandemia. “Enquanto profissional de enfermagem, tenho um sentimento de satisfação pela profissão, pois sempre busquei promover o conforto e o cuidado necessário para cada paciente. E em meio à pandemia não será diferente. Estou ali, na linha de frente, transmitindo segurança e cuidado tanto aos pacientes quanto aos seus familiares”, destaca Emerson.

Enfermeiro Emerson de Santo André

Já a gerente de enfermagem do Hospital Estadual Mario Covas, Juliana Mazzei Garcia, elaborou um projeto com dinâmicas motivacionais aos colaboradores que estão atuando na linha de frente da Covid-19. “Diante da pandemia, observamos o medo, a angústia e a renúncia dos colaboradores de enfermagem, pois muitos se isolaram da família para se dedicar integralmente aos cuidados do paciente com suspeita ou confirmação de Covid-19. Com isso propusemos ações motivacionais para tornar o ambiente mais leve, mais agradável, além, é claro, de demonstrar todo o apoio à nossa equipe”, conta.

Enfermeira Juliana de Santo André

Santos

Em Santos, a gerente de enfermagem do Instituto de Infectologia Emilio Ribas da Baixada Santista, Quitéria Cristina da Silva Torres, desenvolveu junto com sua equipe o protocolo assistencial multiprofissional de atendimento aos pacientes com Covid-19 e reuniões diárias com a equipe multiprofissional.

Já no Hospital Guilherme Álvaro, a diretora de enfermagem Jeane Ferreira Videira explica todas as mudanças realizadas para enfrentar a pandemia. “Diante da pandemia da Covid-19, o Hospital Guilherme Álvaro criou várias estratégias ao longo desta fase, em que inclui  desde a portaria controlador de acesso até o serviço de verificação de óbito, aquisição de insumos, além do uso adequado , intensificação dos treinamentos a todos nossos colaboradores para que pudessem prevenir a contaminação. Para para isso contamos com todos diretores técnicos de áreas, supervisores e enfermeiros empenhados nesta luta árdua. Hoje dispomos de 20 leitos de UTI Covid-19, além de leitos de unidade de internação, totalizando 46. Após nossas medidas estratégicas, estarei expandindo mas 10 leitos destinados à UTI covid a partir da data de 25/05. Medidas exitosas juntamente com a equipe técnica do Hospital Guilherme Álvaro”. 

Enfermeira Jeane Ferreira Videira

Sorocaba

A enfermeira especialista em UTI Adulto do Hospital Regional de Sorocaba, Jaqueline Francisca Prado, conta que a diretoria do hospital criou o programa “Estamos Juntos”, que oferece atendimento biopsicossocial para os colaboradores da instituição.

Enfermeira Jaqueline de Sorocaba

O programa envolve um fluxo diferenciado de atendimento médico no caso de sintomas gripais, plantões psicológicos e sociais, momentos de pausa nas atividades dos setores de linha de frente e atualização diária sobre treinamentos, recomendações e normas da instituição.

“Ter um programa pensado para o bem-estar biopsicossocial de seus colaboradores demonstra o olhar cuidadoso que a instituição tem com seus trabalhadores. Sinto-me apoiada, segura e confiante para exercer meu trabalho em uma instituição que me enxerga e me reconhece tanto como profissional quanto pessoa”, diz Jaqueline.

Sumaré

A enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Sumaré, Bruna Busnardo e seu marido Jonathan Trindade de Souza, que também é enfermeiro, desenvolvem ações de capacitação para os profissionais atuarem no enfrentamento à Covid-19. Além de ser especialista em atendimento pré-hospitalar, a enfermeira tem um canal no Youtube, chamado “Mamãe Socorrista”, em que ela e o esposo dão dicas em saúde de maneira geral e, principalmente, sobre como agir em meio à pandemia.

Enfermeira Bruna de Sumaré

Bruna ainda realiza capacitações aos colaboradores quanto ao uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), paramentação e desparamentação, abordando sempre as principais recomendações da Anvisa. “Enquanto enfermeiros, além de atuarmos na linha de frente no combate à Covid-19, temos que orientar, ensinar e disseminar informações confiáveis à população. Lembrando que as redes sociais são ferramentas importantes para o sucesso desse trabalho”, explica Bruna.

Suzano

O gerente de enfermagem do Pronto Socorro de Suzano, Matheus Pompeo, organizou uma comissão técnica para o enfrentamento da pandemia. Segundo o enfermeiro, as ações foram definidas em conjunto pelo Pronto Socorro Municipal, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), unidades de saúde e demais estabelecimentos como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE/CTA) e Residência Terapêutica.  

Enfermeiro Matheus de Suzano

“A motivação de nossa equipe foi ofertar, de forma organizada, humanizada e eficiente, uma assistência segura aos pacientes e familiares acometidos pela Covid-19. Nosso sentimento é de preocupação, contudo todos estão bem envolvidos e comprometidos. Tivemos alguns afastamentos, mas formamos uma comissão interna para acolhimento e acompanhamento clínico de nossos colaboradores”, explica Matheus.

Ubatuba

A enfermeira da Secretaria Municipal de Ubatuba, Iris Netinha Marins conta que o município adotou e regulamentou medidas para o enfrentamento da emergência pública, conforme as leis estaduais e federais, e criou o Comitê de Gerenciamento de Crise frente à Covid-19.

“Para mim, esse trabalho exaustivo me fez  perceber o quão sou corajosa. Pois, apesar de estar na linha de frente não recuei, ao contrário me aproximei mais ainda dos meus pacientes, levando não só o tratamento como, também, o afeto, principalmente para os idosos. Tive medo de deixar meus filhos em casa, de me expor em uma UBS, mas foi quando minha compaixão e solidariedade afloraram. Mesmo abalada por dentro, me ergui e continuo todos os dias ao lado de quem precisa”, declara Iris.   

Enfermeira Iris de Ubatuba