São José dos Campos implementa “UBS Resolve” para favorecer a assistência

As unidades básica de saúde (UBS) em São José dos Campos implementaram um novo tipo de atendimento à população. Em 2018 e 2019, a Secretaria de Saúde da cidade passou a adotar a metodologia “lean”, desenvolvida pela fabricante de veículos Toyota, e que visa maior eficiência na gestão de projetos. Foram feitas algumas sugestões de planejamento estratégico para promover mudanças no atendimento aos moradores. Esse projeto resultou em um novo tipo de UBS chamado “UBS Resolve”. Neste modelo, os profissionais passaram a oferecer um atendimento mais humanizado de acolhimento.

Exemplo de um dos quadros de resolução de problemas da UBS Resolve

A enfermeira Renata Cristina da Silva Pinto, 46 anos, explica quais as principais mudanças entre a UBS padrão e a Resolve. “É uma unidade direcionada para ser mais resolutiva. Várias coisas são feitas nela, como coleta de sangue e consultas de atenção básica com agendamento em menos de 30 dias, por exemplo. Além disso, o enfermeiro divide o atendimento pré-natal com o médico da família e o ginecologista. Em um mês o paciente passa com o médico da família, no outro com o ginecologista e no outro com o enfermeiro que, inclusive, faz a puericultura. Eu acredito que seja um grande diferencial”, disse Renata, gerente de unidade básica de saúde de São José.

As mudanças são visíveis desde a chegada do paciente na unidade. Inicialmente, os agentes comunitários de saúde ouvem o relato do paciente e estes encaminham a pessoa para qual serviço tenha necessidade de ir. “Quando o cidadão fala que quer passar no médico ele é redirecionado para o acolhimento da enfermagem, o enfermeiro então classifica a real necessidade desse paciente, dependendo dessa avaliação a pessoa já vai direto com o médico, sem precisar esperar dois meses por uma consulta”, explicou.

A unidade faz gestão clínica de atendimento. A enfermagem é responsável por solicitar exames, encaminhar para o oftalmologista e realizar consultas também. “O paciente tem acesso aos serviços com mais resolutividade.  Quando ele vai à UBS, não necessariamente ele precisa passar pela consulta com o médico, muitas vezes o enfermeiro resolve os problemas dele ”, destaca.

A secretária de saúde do município, Margarete Correia, que é cirurgiã-dentista, conta como os profissionais de enfermagem foram fundamentais no projeto: “São eles que tocam o dia a dia das unidades, estando sempre atentos aos indicadores que pretendemos alcançar dentro da metodologia lean. A atuação deles é fundamental”.

Para Margarete Correia, a atuação do enfermeiro foi fundamental na implementação da UBS Resolve

Diariamente, antes de iniciar os atendimentos e ao meio-dia, a equipe faz uma avaliação geral dos problemas na unidade, para averiguar quais as dificuldades do dia anterior, se houve falta de pacientes e se precisa remanejar funcionário. Tudo é identificado e resolvido durante o dia.

Na UBS Resolve de São José tem também uma central de ouvidoria. “Recebíamos muitas reclamações nessa unidade, três meses após a implantação do acolhimento essa ouvidora mudou o status e hoje é um das unidades mais elogiadas, devido ao atendimento feito pelo enfermeiro”, frisou Renata.

Depois de quase dois anos seguindo esse novo modelo, houve mudanças não só na unidade, mas na população também. “A gente percebe que o paciente já chega falando que quer passar com o enfermeiro, pois gostam da qualidade dessa consulta. As pessoas entenderam que saúde não é só feita pelo médico, mas pode ser realizado pelo enfermeiro, auxiliar de enfermagem e equipe de saúde bucal também”, comenta.

Método lean

Esse novo conceito de atendimento na saúde é derivado da metodologia lean, também conhecido como método enxuto. Essa filosofia busca eliminar os desperdícios em diversos níveis dentro das empresas, seja nos processos, gestão, produção ou outras áreas. A metodologia surgiu no Japão e pode ser aplicada em qualquer tipo de serviço oferecido.

Em São José dos Campos já são 38 unidades com o Programa Resolve e, segundo Renata, futuramente desejam implementar uma unidade modelo de atenção em metodologia lean, para que as demais unidades possam se adequar a um novo nível de atenção básica.