Enfermagem está entre as 10 carreiras mais procuradas no Brasil

A área da saúde é composta por um rol de profissionais que atuam conjuntamente a favor do bem-estar da população. Uma das importantes figuras do meio é o enfermeiro. Os usuários ligados a esse campo de atuação encontram no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) um leque de opções para referências sobre o tema. Uma das alternativas é a base de dados da American Association of Critical-Care Nurses (AACN), com artigos de pesquisa e prática clínica em texto completo.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015 o Brasil contabilizava 3,5 milhões de trabalhadores na área de saúde. Segundo dados atuais do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o país registra hoje mais de 2 milhões de inscrições ativas de enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes.

O Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), confirma a tendência. O levantamento revela que Enfermagem é um dos dez cursos mais procurados, andando lado a lado com Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Medicina, Pedagogia e Psicologia.

Por meio do Portal de Periódicos da CAPES, a AACN oferece acesso a dois periódicos. O American Journal of Critical Care (AJCC) é uma publicação bimensal revisada por pares e atua como fonte de práticas de cuidados intensivos baseados em evidências. O título tem como objetivo fornecer aos leitores conteúdos clinicamente relevantes e servir como um canal para melhorar o atendimento de pacientes criticamente doentes e suas famílias. O ISSN da revista científica é 1062-3264 e o conteúdo disponível é de 2002 até o presente.

O outro título indexado no Portal é o The American Association of Critical-Care Nurse (CCN). A publicação é bimestral e fornece subsídios abrangentes relacionados à prática da Enfermagem. Com informações precisas e relevantes sobre cuidados de cabeceira de pacientes críticos e agudamente enfermos, o periódico proporciona aumento do conhecimento e aprimoramento de técnicas para tornar o atendimento mais eficaz. O ISSN é 0279-5442 e os artigos em texto completo também estão disponíveis desde 2002 até o ano corrente.

Fonte: Portal de Periódicos da CAPES