Enfermagem e o primeiro ano de Covid-19 no Brasil

Nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, o Brasil completa um aniversário que certamente não merece nenhuma celebração: o da primeira confirmação de contaminação pela Covid-19. Desde então, a enfermagem, que representa a maior força de trabalho da saúde no país, passou a ser enxergada de uma forma muito mais ampla pela sociedade.

A enfermagem, que sempre foi a linha de frente no atendimento à saúde, ganhou maior notoriedade na sociedade por sua importância e papel. A visibilidade foi uma conquista importante e é necessário que ela seja convertida em melhores condições de trabalho, reconhecimento e valorização. Pode-se dizer que esse destaque que a enfermagem conquistou no último ano é uma das consequências da pandemia; porém, ainda não é possível avaliar se ele acarretará avanços em pautas importantes. O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) segue lutando para que realmente todo esse reconhecimento se transforme em direitos para a categoria.

Outro ensinamento importante desta pandemia foi mostrar para a população e para as autoridades a importância e grandiosidade do SUS. Ficou muito claro que, se não houvesse um sistema de saúde pública tão bem consolidado e articulado como o que temos no Brasil, a pandemia teria sido ainda mais devastadora. Além disso, veio à tona a necessidade de que nossos governantes priorizem os investimentos em saúde e pesquisa, desenvolvendo uma gestão técnica voltada para atender a demanda dessa área.

Não poderia deixar de citar as perdas irreparáveis que infelizmente tivemos nesta pandemia. No caso da enfermagem, muitos profissionais perderam suas vidas na linha de frente, bem como de entes queridos e amigos, sem poder prestar a assistência com as condições adequadas durante a pandemia. Embora essa seja uma triste realidade, enfrentar uma situação com essa, sem precedentes na história recente, nos traz um legado de muito conhecimento, aprimoramento técnico e avanços imensuráveis nos conceitos e práticas acerca da segurança do paciente e combate a doenças.

Mesmo com tantos desafios, obstáculos e perdas, acredito que a saúde brasileira, a atuação da enfermagem e dos demais profissionais de saúde e, também a ciência, deram um grande salto, trazendo avanços que serão fundamentais para a excelência da assistência prestada aos cidadãos.

 

James Francisco Pedro dos Santos, presidente do Coren-SP