Enfermagem do Hospital da Cruz Vermelha passa por capacitação para atuar na pandemia

Conhecido por ser um hospital de referência no atendimento em cerca de 20 especialidades, o Hospital da Cruz Vermelha Brasileira de São Paulo é reconhecido internacionalmente pelo tratamento de queimaduras e realização de cirurgias plásticas reparadoras.

Entretanto, em meio à pandemia, para evitar a superlotação de diversas instituições de saúde, o hospital precisou adaptar sua estrutura para atender pacientes com suspeitas e diagnósticos de Covid-19.

A gerente Rosangela Bova ao lado do presidente em exercício do Coren-SP, Claudio Silveira

Segundo a gerente de enfermagem da Cruz Vermelha, Rosangela Bova, foi constituído um comitê de crise com a alta gestão e os principais gestores do hospital, realizando um levantamento das necessidades de materiais, medicamentos, equipamentos, recursos humanos e treinamentos.

“A equipe precisou compreender a necessidade de mudança, pois era um hospital cirúrgico que precisou se enquadrar no momento atual da pandemia. O hospital foi remodelado em 30 dias, tanto estruturalmente como nos fluxos, processos e recursos humanos. Nós realizamos treinamentos focados no atendimento a urgência e emergência, utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e protocolos específicos para o tratamento de pacientes com coronavírus”, explica a enfermeira.

Antes da pandemia, a instituição contava com o total de 28 leitos, sendo cinco de UTI e 23 na unidade de internação. Atualmente, o hospital está com 60 leitos, sendo 20 para UTI e 40 para a unidade de internação.

De acordo com Rosangela, o maior desafio foi sensibilizar os profissionais, que anteriormente laboravam com pacientes cirúrgicos, a atenderem pacientes clínicos de média e alta complexidade, além de desmitificar a ideia de que todos iriam se contaminar, mostrando a importância de cada profissional na atuação humanitária, que é um dos princípios da Cruz Vermelha.

“Para mim, a enfermagem é o reinventar diário. Quando pensamos que estamos no limite, vem aquela surpresa inimaginável que nos impulsiona a sermos criativos. Vejo hoje uma equipe mais madura, mais unida e com embasamento técnico muito maior. Parabenizo nossos profissionais de enfermagem que permaneceram desde o começo engajados nessa batalha”, declara. 

Em reunião na instituição o presidente em exercício do Coren-SP, Cláudio da Silveira, frisou a disposição do Coren-SP em contribuir com a atuação da enfermagem na linha de frente da pandemia. “Intensificamos as inspeções da fiscalização nesse período para verificar os planos de contingência das instituições de saúde e também a disponibilidade de EPIs próprios para atendimento de casos de Covid-19. Parabenizo os profissionais de enfermagem do Hospital da Cruz Vermelha pelo empenho em atender essa nova demanda”, afirmou.