Empreendedorismo na enfermagem: uma nova forma de valorização

O empreendedorismo na enfermagem se mostra como uma alternativa de satisfação pessoal e profissional para aqueles que decidem atuar de forma autônoma

A enfermeira Tatiane Capelasso não podia imaginar que a realização de um furo assimétrico e mal sucedido em sua filha, em 2015, poderia desencadear uma grande oportunidade em sua carreira. A partir dessa situação, Tatiane realizou buscas e encontrou na medicina chinesa e na acupuntura uma forma de corrigir a perfuração mal sucedida. Ela desenvolveu, então, uma técnica de perfuração denominada “furo de orelha saudável e humanizado”. “Ele ocorre em um ponto cego que, segundo a acupuntura chinesa, não gera desequilíbrio energético do cliente, ao mesmo tempo em que é acolhedora, com pomada, anestesia e seguindo a idade da criança”, detalha a enfermeira.

A enfermeira Tatiane Capelasso (em atendimento ao cantor Péricles e sua família) se tornou a primeira enfermeira a contar com um consultório de perfuração registrado no Coren-SP

Foi ao constatar o sentimento de insegurança na tomada de decisões que a enfermeira Natali Petri desenhou um projeto que alinhasse o conhecimento técnico necessário para liderar pessoas com uma abordagem prática que direcione o profissional para os momentos em que tiver que tomar decisões por sua própria conta. “A vontade de empreender entrou na minha vida desde a faculdade. Para realizar o período de estágio, abri meu próprio negócio na área da confeitaria. E com o ingresso na profissão, deixei a confeitaria de lado e mergulhei na assistência. Como tinha muita insegurança para liderar, busquei cursos de autodesenvolvimento pessoal e profissional”, relembra Natali.

A enfermeira Natali Petri começou a empreender nos tempos da graduação

Em comum, as duas profissionais encontraram uma saída para suas situações de conflito: o empreendedorismo. O assunto também vem sendo debatido pelo Coren-SP, especialmente a partir da instituição do Grupo de Trabalho de Empreendedorismo e Inovação, coordenado pela conselheira Vanessa Morrone Maldonado.  “O grupo auxiliará no desenvolvimento dos profissionais que queiram empreender, respaldados nas resoluções do sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem”, explica a conselheira.

A conselheira Vanessa Morrone Maldonado coordena o GT de Empreendedorismo e Inovação do Coren-SP

Vanessa também detalha a função de mapear os empreendedores da enfermagem do estado de São Paulo, para que o Coren-SP possa compartilhar cada vez mais com a categoria ideias inovadoras ao mercado. “O auxílio vai além da instrumentalização, pois faremos parcerias para tirar a enfermagem que empreende da informalidade”, planeja a conselheira.

A busca pelo conhecimento, pautada na sua extensa experiência em obstetrícia e nos conhecimentos recém-adquiridos, serviu para que Tatiane começasse a atender filhas de amigas e, com o crescimento repentino de demanda, a profissional decidiu treinar colegas enfermeiras para auxiliá-la no cumprimento de sua agenda. “Percebi que a empresa crescia demasiadamente e, devido à demanda, o atendimento domiciliar não era mais o adequado, o que levou ao início do projeto do espaço onde atendo, nos quais já recebi figuras públicas como as apresentadoras Sabrina Sato e Ticiane Pinheiro e o cantor Péricles”, relembra ela.

Com a inauguração do estabelecimento, Tatiane se tornou a primeira enfermeira a contar com um consultório de perfuração registrado no Coren-SP, e o desejo de continuar inserida na enfermagem a fez agregar serviços relacionados à maternidade, como consultoria de amamentação e laserterapia para fissura mamilar, além do tratamento humanizado contra puberdade precoce e procedimentos estéticos pós-gestação.

Já Natali comenta que o principal obstáculo para iniciar seu projeto foi enfrentar a falta de apoio de outras pessoas. “Quando iniciamos, é tudo muito solitário, então torna-se desafiador passar sozinha pelas dificuldades do início de uma empresa”, afirma.

Entretanto, Natali é otimista em relação ao empreendedorismo para a enfermagem. “Precisamos pensar mais fora da caixa sobre o potencial que temos, estruturando nossa criatividade para que possamos torná-la um processo que realmente saia do papel. Para quem quer empreender e ainda está inseguro, eu aconselho se apegar a informações e buscar essa fonte de apoio em nossos conselhos e profissionais que já atuam no mercado, pois assim você poderá agregar ainda mais à nossa profissão”, vislumbra ela.

Grupo de trabalho fomenta atuação dos profissionais de enfermagem empreendedores

Empossado em julho na sede do Coren-SP em evento que contou com a presença do presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, e do vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos Freire, o grupo de trabalho de Empreendedorismo e Inovação é coordenado pela conselheira Vanessa Morrone e conta com a participação das enfermeiras Arlei Alves da Silva, Cleide Costa de Oliveira, Milene Thais Marmol, Natali Sant Ana Vilas Boas Petri, Nilsa Mara Arruda e Vanessa Guarise. “O objetivo do nosso grupo é efetivar propostas colaborativas e estratégias para gerar conhecimento acerca da enfermagem em empreendedorismo”, explica Vanessa Guarise. O grupo fará reuniões periódicas para gerar conhecimento sobre o tema, fomentando o empreendedorismo entre os profissionais de enfermagem.

Fonte: EnfermagemRevista, 31