Empossados 84 novos membros de Comissão de Ética

A sede do Coren-SP foi novamente palco de cerimônia coletiva de posse de Comissões de Ética de Enfermagem (CEE). A solenidade marcou a nomeação de 84 novos membros das comissões de instituições da Grande São Paulo.

Conduzido pelo conselheiro enfermeiro Demerson Gabriel Bussoni, coordenador do grupo de CEE do Coren-SP, o evento contou também com a participação do segundo-secretário do Coren-SP, Paulo Cobellis, que destacou a importância do trabalho das comissões. “Trabalhamos com a verdade. Este é o grande pilar ético”, destacou.

Paulo Cobellis

O conselheiro Emerson Roberto dos Santos também esteve ao lado de Demerson durante o evento, representando os técnicos e auxiliares de enfermagem. “Vocês vão ser um braço do Coren-SP nas instituições. É uma responsabilidade muito grande, mas estamos à disposição para auxiliar vocês”, discursou.

Emerson Roberto Santos

E Demerson ministrou uma palestra que esclarece as principais funções das comissões de ética, sua abrangência de atuação, além de realizar um exercício com os profissionais, estimulando a percepção dos novos membros sobre seu papel. Em sua fala, parafraseou o filósofo Mário Sérgio Cortella, em relação ao conceito de ética: “Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero”.

Demerson Gabriel Bussoni em seu discurso de abertura

 

Ética e multidisciplinaridade

Os profissionais do Hospital Aviccena participaram do evento e demonstraram seu comprometimento com a multidisciplinaridade do cuidado. A Responsável Técnica Denise Alves Saltini e a diretora clínica Monica Madeira Pinto fez questão de acompanhar a posse da Comissão de Ética de Enfermagem de sua instituição. “Fiquei admirada com a realização de uma cerimônia de posse pois é uma forma das pessoas se responsabilizarem publicamente por suas funções. Não existe ser ético se não há um ambiente ético e as Comissões cumprem esse papel. Além disso, o caráter multidisciplinar é fundamental, pois acredito que o cuidado não é oferecido de separadamente, mas com a integração das diversas áreas”, disse Mônica.

O presidente da CEE do Hospital Aviccena, Márcio dos Santos, conduzirá os trabalhos no sentido de incentivar ainda mais essa multidisciplinaridade e a prevenção. “Teremos a oportunidade de trabalhar a gestão do cuidado pautada pela ética, moral e também, a conscientização dos profissionais acerca de seus direitos e deveres”, afirmou.

 

Confira abaixo todas as comissões empossadas

Prefeitura Municipal de Osasco

CAISM – Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental de Franco da Rocha

Hospital Dom Alvarenga

Hospital Adventista de São Paulo

Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul

Divisão Técnica de Fiscalização, Comunicação e Informação da Secretaria Municipal de Saúde – SAMU

Hospital Estadual de Caieiras

Hospital Aviccena