Empossada CEE do Hospital Estadual de Francisco Morato

Os conselheiros Paulo Cobellis e Osvaldo de Lima Júnior deram posse, na manhã de terça-feira (12), a nova Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) do Hospital Estadual de Francisco Morato “Professor Carlos da Silva Lacaz”, consolidando a proposta do Coren-SP de fortalecer o exercício da Enfermagem sob a ótica da prevenção e da educação permanente.

Os conselheiros Osvaldo de Lima Júnior e Paulo Cobellis detalharam o papel da CEE aos profissionais do Hospital Estadual de Francisco Morato

Antes da posse, o professor Cobellis falou da importância da CEE dentro da instituição e detalhou o propósito de sua atuação de “salvaguardar o usuário do hospital, garantindo um serviço seguro e de qualidade, de modo que este não sofra danos por imperícia, imprudência, negligência ou omissão de socorro”.

As Comissões de Ética de Enfermagem atuam como um braço da autarquia dentro da instituição

O conselheiro também destacou que a CEE atua em defesa dos profissionais de Enfermagem, esclarecendo os fatos diante de denúncias, agindo de forma educativa, conciliatória e fiscalizadora. “A grande maioria das questões que chegam ao Conselho é causada por problemas de relacionamento que poderiam ser resolvidos internamente e que podem ser intermediados pela comissão de ética”, analisou.

O conselheiro Osvaldo de Lima Júnior destacou a importância da Anotação de Enfermagem para segurança do paciente e dos profissionais

Ao falar sobre o processo ético, o conselheiro Osvaldo lembrou que a Anotação de Enfermagem é um dos principais instrumentos de defesa dos profissionais. “É a arma mais importante da gente, até porque um processo pode levar até cinco anos e quantos pacientes são atendidos ao longo desse tempo? Como lembrar de todos os procedimentos realizados?”, questionou.

A presidente da CEE do Hospital Estadual de Francisco Morato, Eliana Aparecida Targino (à dir. do professor Cobellis), com os conselheiros e demais membros da comissão

Ao final, a Responsável Técnica (RT) do hospital, enfermeira Carolina Cassiano, agradeceu a parceria do Coren-SP. “A gente tem sentido o Conselho muito mais próximo. Temos que continuar assim, evoluindo juntos”, afirmou.

Os conselheiros e os profissionais de Enfermagem ao final da posse da CEE do Hospital Estadual de Francisco Morato