Empossada a Comissão de Ética da STS de São Miguel Paulista

O fortalecimento das Comissões de Ética de Enfermagem (CEE) é um dos compromissos do Coren-SP, que está percorrendo todo o Estado para conscientizar os profissionais sobre a importância de se organizarem em busca de uma assistência segura e de qualidade. Em 7 de novembro, os  conselheiros Paulo Cobellis Gomes e Edir Kleber Gonsaga conduziram a posse da CEE da Supervisão Técnica de Saúde de São Miguel Paulista, realizada no espaço da Unicsul (Universidade Cruzeiro do Sul).


O conselheiro Paulo Cobellis Gomes fez uma palestra aos profissionais participantes


Os conselheiros Edir Kleber Gonsaga e Paulo Cobellis Gomes conduziram a posse da STS de São Miguel Paulista

Na ocasião, Cobellis destacou a importância das CEE na construção de uma assistência segura, tanto para os profissionais, quanto para a sociedade. “O primeiro propósito de uma CEE é promover uma assistência de Enfermagem com qualidade, livre de erros decorrentes de imperícia, de negligência e de imprudência. O segundo propósito é o de proteger os profissionais e o terceiro é o de conciliar, ou seja, de pacificar as relações entre os profissionais da equipe”, explicou o conselheiro, durante a palestra que antecedeu a posse.


Os conselheiros com a enfermeira Viviane Cristina Vieira, presidente da nova CEE

A presidente da nova CEE, Viviane Cristina Vieira, está confiante em relação à atuação do grupo. “Esta Comissão de Ética trará amadurecimento, aprendizado e fortalecimento para a nossa equipe”, afirmou.


Grupo de profissionais participantes da cerimônia de posse e membros da CEE da STS de São Miguel Paulista


Os conselheiros ao lado de enfermeiras que participaram do evento

Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem

As CEE são delegadas pelo Coren-SP e formadas por profissionais das próprias instituições. Elas exercem funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético da Enfermagem. Para obter mais informações sobre as normas e procedimentos para a formação de uma CEE, clique AQUI.

Manual

O “Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo”, elaborado pelo Coren-SP, é um guia completo sobre a formação e o modo de atuação das CEE. Ele pode ser acessado online, gratuitamente.