Em reunião na Secretaria de Saúde, Coren-SP aborda imunização e capacitação da categoria

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, participou de uma reunião nesta segunda-feira (8/3), na Secretaria Estadual de Saúde. O secretário Jean Gorinchteyn conduziu o diálogo, que também contou com a participação do Crefito e Cremesp. Na ocasião, foi abordada a necessidade de ampliação das equipes de saúde em virtude do agravamento da pandemia e aumento da demanda, sobretudo nas UTIs, que também absorvem pacientes com outras doenças e não somente com a Covid-19. Também será necessária a contratação de profissionais devido à abertura de novos hospitais de campanha em diversas regiões do estado. 

Também estavam presentes grandes instituições de saúde, que se prontificaram a capacitar as equipes e oferecer suporte por meio de ferramentas de telemedicina. 

Na ocasião, não houve menção a trabalho voluntário. A Secretaria manifestou a necessidade de criar um projeto para capacitação de profissionais, com apoio dos Conselhos, de forma que viabilize a ampliação do contingente de trabalhadores na linha de frente. “A capacitação profissional é fundamental para a prestação de uma assistência segura e livre de danos, tanto para os pacientes quanto para os profissionais. Além disso, para direcionar mais profissionais de enfermagem para a linha de frente é necessário garantir a imunização. Já perdemos muitos para a Covid-19 e a categoria está extremamente desgastada após um ano neste enfrentamento”, disse o presidente James Francisco dos Santos.