Em parceria com o SAMU, Coren-SP realiza palestras de aperfeiçoamento no litoral paulista

O Coren-SP participou na última semana de atividades de aperfeiçoamento em parceria com o SAMU de Itanhaém e de São Sebastião, no litoral paulista. Os integrantes do Grupo de Trabalho de Urgência, Emergência e Atendimento Pré-Hospitalar (GTUEAPH) ministraram palestras nos dois municípios em 26/10.

Os enfermeiros Matheus de Sousa Arci e Egle Fernanda da Silva Matos com profissionais de Itanhaém

Os enfermeiros Matheus de Sousa Arci e Egle Fernanda da Silva Matos estiveram no curso “Atualização em Urgência e Emergência SAMU Regional Litoral Sul Itanhaém”. Mais de 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, condutores e estudantes participaram da capacitação, que teve o apoio do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde.

Durante a atividade, foram debatidos os seguintes temas: práticas avançadas em enfermagem; segurança do paciente no cenário do Atendimento Pré-Hospitalar (APH); atendimento em sala de emergência – linha de cuidados da dor torácica e pré-hospitalar em locais de difícil acesso. Michelle Wenter, responsável pelo Núcleo de Educação e Urgência (NEU) do SAMU, fala dos benefícios desta parceria. “A capacitação é importante para a atualização profissional, dando a todos um atendimento de qualidade”.

Participantes da atividade lotaram a Câmara Municipal

No mesmo dia, o enfermeiro Carlos Eduardo de Paula, também membro do GTUEAPH do Coren-SP, participou do I Congresso de Saúde Pública de São Sebastião. Ele realizou uma palestra sobre “As Urgências/Emergências X Transtornos Mentais”.