Coren-SP intensifica atuação em defesa da enfermagem durante a pandemia

A pandemia da Covid-19 estabeleceu uma rotina de quarentena e isolamento em todo o mundo, interferindo na rotina de empresas e instituições. Tendo suas atividades consideradas essenciais, o Coren-SP prontamente adaptou seus serviços para conciliar dois fatores fundamentais: a segurança dos inscritos e de seus funcionários e, também, a manutenção de todas as atividades, para intensificar o apoio à enfermagem, categoria que está na linha de frente do enfrentamento à doença. Em dois meses, foram realizadas 2.436 inspeções pela Gerência de Fiscalização e as situações em que a enfermagem e os pacientes são expostos ao risco estão sendo encaminhadas ao Ministério Público do Trabalho.

Fiscalização no Hospital Municipal de Diadema

Todas as ações do Coren-SP foram embasadas nas diretrizes dos órgãos oficiais: OMS, Ministério da Saúde, Secretarias Estadual de Saúde e Cofen. As inspeções de fiscalização, além de intensificadas, passaram a ter foco na disponibilidade e EPIs e nos Planos de Contingência adotados pelas instituições para o atendimento a pacientes com Covid-19. O objetivo é atuar em prol de uma assistência segura para as equipes de enfermagem e também pacientes. 

Fiscalização na ESF II, Vila Garcez, na cidade de Indiana

Para evitar aglomerações nas unidades do Conselho e garantir as medidas de segurança preconizadas, o Coren-SP intensificou a sua rotina de trabalho e criou novas formas de continuar atendendo o público, emitindo registros, sanando dúvidas, entre outros serviços, na modalidade online, de acordo com as diretrizes do Cofen. A fiscalização seguiu presencial, oferecendo suporte à enfermagem na linha de frente, e lançou um chat específico para questões relacionadas à Covid-19, que já realizou cerca de 20 mil atendimentos. 

Os fiscais também seguem distribuindo máscaras PFF2 doadas pelo Cofen para instituições públicas e filantrópicas. “Uma das medidas que adotamos por conta da pandemia foi a ampliação dos nossos canais de atendimento, para facilitar o acesso do público à fiscalização. Alguns canais, inclusive, não existiam e foram criados exclusivamente para este período, como o chat online em nosso portal, por exemplo. Enquanto isso, mantemos a rotina de inspeções presenciais, apoiando aqueles que estão na linha de frente”, explica a gerente de fiscalização do Coren-SP, Lanny Hino. 

Profissionais da Rede Hora Certa, do Jardim Peri Peri recebem máscarasPFF2

 

Atendimento ágil para emissão de inscrições

A quantidade de inscrições de novos profissionais também teve um salto durante a quarentena, o que exigiu um trabalho redobrado por parte da Gerência de Atendimento ao Profissional. O setor conta com o auxílio de profissionais de outras áreas do Coren-SP, em uma força tarefa, para garantir uma emissão rápida dos registros.

No período compreendido entre 24 de março e 5 de junho, o Coren-SP deferiu 13.311 novas inscrições de profissionais de enfermagem. Isso representou um salto de 42% em relação ao mesmo período do ano passado (9.397 incrições) e de 69% em relação a 2018 (7.859 inscrições).

O número de reaberturas de inscrições também aumentou. Trata-se de profissionais que estavam com o registro desativado e pediram a reativação: foram 1.303 solicitações atendidas entre 24 de março de 5 de junho, contra 788 no mesmo período em 2019 (diferença de 65%) e 779 em 2018 (diferença de 67%).

Somando todos os atendimentos que o Coren-SP fez remotamente durante a quarentena, foram  37.783 solicitações referentes a inscrições, entre as deferidas e as ainda em análise e 10.310 esclarecimentos de dúvidas realizados pela Gerência de Atendimento ao Profissional. “Além do Fale Conosco, a Gerência de Atendimento ao Profissional adotou, também, o uso de ferramentas como o VoIP e o chat online para possibilitar o contato do profissional de enfermagem com o Coren-SP. O controle diário e redistribuição dos colaboradores de acordo com a demanda de atendimento, bem como o apoio de colaboradores de outros departamentos, possibilitaram a otimização do atendimento ao profissional de modo a cumprir os prazos para concessão de registro e inscrição, mesmo com o aumento da demanda ocasionado pela pandemia.”, exemplifica a gerente de atendimento ao profissional do Coren-SP, Thais Elena Bernal.

 

Campanha em parceria com o Metrô de São Paulo

Outra iniciativa adotada pelo Coren-SP por conta da pandemia foi a realização de uma campanha informativa, ainda em março, em parceria com o Metrô de São Paulo.

A campanha contra a violência, em parceria com o metrô, buscou conscientizar a população

A campanha surgiu a partir da constatação de atos recorrentes de violência contra profissionais de enfermagem que tinham que utilizar o transporte público para ir trabalhar.

Por vestirem roupas brancas dentro do transporte público, esses profissionais passaram a ser vistos erroneamente por algumas pessoas como focos de transmissão do Novo Coroanírus. Isso gerou alguns episódios de agressão dentro do metrô, o que fez com que o Coren-SP  criasse imediatamente uma campanha informativa destinada a conscientizar a população contra tais atos de violência.Ela foi veiculada tanto nos meios de comunicação do conselho quanto nas estações do metrô e na grande imprensa. 

 

Cuidados com a saúde mental dos profissionais de enfermagem

Assegurar condições materiais e legais para o exercício profissional da enfermagem durante a pandemia é fundamental, mas há um outro aspecto que não pode ser deixado de lado: a saúde mental dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem.

O momento é de muita pressão para aqueles que atuam na linha de frente do cuidado, fazendo com que aumente a tendência ao adoecimento psíquico entre profissionais de saúde.

Para ajudar os profissionais a se manterem com a saúde mental em dia, o Coren-SP fez uma parceria com a Johnson & Johnson Medical Devices do Brasil, dentro do programa “Cuidando de Quem Cuida de Nós”. Mais informações sobre essa parceria podem ser obtidas aqui.

Além disso, o programa “Cuidando de Quem Cuida”, do Coren-SP, que objetiva justamente promover o autocuidado dos profissionais de enfermagem em relação à saúde psíquica, continua sendo realizado em forma de videoconferência.

As últimas palestras do programa focaram na técnica do Mindfullness, que auxilia os trabalhadores de saúde no controle do estresse e no manejo da ansiedade que pode ser provocada pelo atual momento de incerteza e de pressão.

 

Coren-SP Educação promove atividades online com certificação

Impossibilitado de promover eventos presenciais em decorrência da pandemia, o Coren-SP Educação, em parceria com o Coren-SP Sem Fronteiras, está promovendo palestras online gratuitamente, com certificação.

Acompanhe aqui a programação e inscreva-se!