Em iniciativa inédita, Coren-SP empossa cinco comissões de ética em sua sede

O Coren-SP empossou cinco Comissões de Ética de Enfermagem na mesma cerimônia, nesta terça-feira (13), na sede da autarquia, em São Paulo. É a primeira vez que o conselho realiza esse tipo de ação, uma vez que as posses ocorrem nas próprias instituições.

Estiveram presentes os membros das comissões de ética do Hospital Municipal Dr. Jose Soares Hungria, do Hospital Vitória – ESHO, da Supervisão Técnica de Saúde de Ermerlino Matarazzo, da Supervisão Técnica de Saúde de Cidade Tiradentes e do Hospital Santa Cecília.

Demerson Bussoni, Renata Pietro e Josileide Bezerra na abertura da cerimônia

Em seu discurso na abertura do evento, a presidente Renata Pietro destacou o caráter democrático e participativo da iniciativa. “Queremos trazer os profissionais para cá, para a casa da ética. Fico muito grata por vocês acreditarem na importância das comissões de ética. A enfermagem precisa mostrar sua voz para que consigamos a valorização que tanto procuramos”, declarou.

A conselheira Josileide Bezerra, integrante do Grupo de Comissões de Ética de Enfermagem do Coren-SP, ressaltou a participação de toda categoria no conjunto de profissionais. “Estou honrada por representar os auxiliares e técnicos de enfermagem no grupo”.

Demerson Gabriel Bussoni, conselheiro coordenador do grupo, ministrou palestra informativa sobre o papel das comissões nas instituições e seu caráter educativo. “A comissão de ética tem autonomia para agir e o faz com imparcialidade perante os profissionais de enfermagem”, explicou.

Demerson também realizou um exercício prático com os presentes e ressaltou o novo código de ética, que entra em vigor no próximo mês.

Conselheiro Demerson Bussoni apresenta as principais funções das comissões de ética de enfermagem

Também representaram a diretoria do Coren-SP na cerimônia o vice-presidente Cláudio Silveira, o primeiro-tesoureiro Jefferson Caproni e o segundo-tesoureiro Edir Kleber Bôas Gonsaga.

Dezenas de novos membros

As Comissões de Ética de Enfermagem (CEE) desempenham um importante papel educativo, consultivo e de zelo do devido cumprimento do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem em cada instituição onde atuam. Dezenas de novos profissionais passam agora a desenvolver esse papel em atenção a uma assistência segura.

Hospital Municipal Dr. Jose Soares Hungria

Hospital Santa Cecília

Hospital Vitória – ESHO

Supervisão Técnica de Saúde de Cidade Tiradentes

Supervisão Técnica de Saúde de Ermerlino Matarazzo

Evento tem continuidade com mais posses

Nesta quarta-feira (14), mais cinco comissões de ética de enfermagem serão empossadas na sede do Coren-SP. Dessa forma, o Coren-SP inaugura um procedimento que favorece o diálogo entre a autarquia e as instituições de saúde, estimulando cada vez mais a aproximação entre o conselho e os profissionais.