Em evento lotado, Coren-SP abre Semana da Enfermagem com atividade em Guarulhos

O Coren-SP realizou a primeira atividade da Semana da Enfermagem 2017 em Guarulhos, nesta terça-feira (9). O tema nacional do evento é “Enfermagem na Linha de Frente Transformando o Cuidado. O Coren-SP segue este lema com a campanha “Enfermagem Faz Parte da Vida”, mostrando a importância da categoria em todos os momentos.

Mesa de abertura da Semana da Enfermagem de Guarulhos 

Sediada na Universidade de Guarulhos (UnG), a atividade lotou o auditório da universidade com profissionais e estudantes e contou com a presença da presidente Fabíola Campos, que integrou a mesa de abertura e realizou uma palestra. Ela destacou a importância de se conduzir uma gestão democrática. “As pessoas devem ser incentivadas a participar e é isso que estamos fazendo à frente do Coren-SP: ouvindo a coletividade e discutindo juntos melhorias para todos”, disse.

Ela ainda abordou a Semana da Enfermagem como um momento de reflexão e união para alcançar de avanços para a categoria. “Tivemos muitas conquistas. Nos meus tempos de estudante tínhamos apenas deveres. Hoje a legislação nos assegura direitos. Porém, devemos participar das lutas e nos orgulhar por sermos a maior categoria de saúde do país”.

O conselheiro Paulo Cobellis também integrou a mesa de abertura e ministrou uma palestra sobre ética. “Quantas vezes estamos presentes em uma determinada situação e não conseguimos avançar para transcender o técnico?”, indagou, incentivando que a enfermagem se coloque no lugar do outro. “Há uma relação de significados tanto para usuários quanto para o profissional que cuida e isso exige que a gente desenvolva nossa sensibilidade e que possamos enxergar outros pontos de vista além dos nossos”, explicou Cobellis.

O secretário de Saúde de Guarulhos, Sérgio Iglesias, ressaltou a participação da enfermagem na gestão da secretaria de saúde e também na assistência direta ao paciente. “O médico está em alguns momentos ao lado do paciente, mas a enfermagem está o tempo todo presente, cuidado muito além da prescrição médica”, observou durante a abertura do evento.

Também estavam presentes o chefe técnico da subseção de Guarulhos, Osvaldo D’Andrea, e a professora Stael Nobile, que representou a UnG.

Atividades motivacionais

O evento realizado em Guarulhos contou, ainda, com atividades descontraídas, que divertiram os presentes. O stand-up Terapia da Endorfina foi apresentado pelo Dr. Nanai (Arnaldo José Pires Barbosa), sargento de Engenharia do Exército Brasileiro, que atuou como membro da Missão de Paz da ONU em Angola. Atualmente ele é palestrante motivacional e palhaço hospitalar nos hospitais Pimentas Bonsucesso, em Guarulhos, e no Hospital Geral de São Mateus, e apresenta peças divertidas relacionadas à superação de desafios e apoio ao próximo.

Já a enfermeira e musicoterapeuta hospitalar Pérola Carvalho fez a apresentação de música Terapia Cuidarte.

Homenagens

A enfermeira Lúcia Abreu Nunes e a auxiliar Enza Maria Marcelino foram homenageadas pela presidente Fabíola Campos e pelo conselheiro Paulo Cobellis pela dedicação e cuidado exemplar no exercício da enfermagem.