Oito novas Comissões de Ética de Enfermagem tomam posse em instituições de saúde paulistas

A Coordenaria das Comissões de Ética de Enfermagem (CEE) do Coren-SP tem trabalhado continuamente para expandir a quantidade de CEEs atuantes no estado de São Paulo, conforme determina a Resolução Cofen nº 593/2018.

A última quinta-feira, dia 26/1, foi um dia de festa para seis instituições que tiveram suas CEEs empossadas.

As conselheiras Ivete Trotti e Vanessa Morrone conduziram duas cerimônias online, que resultaram na diplomação dos membros das seguintes comissões de ética, às 10h: Unimed de Itapetininga; Pronto Atendimento (PA) Infantil de Barueri. Às 11h: Santa Casa de Misericórdia de Mogi Guaçu; Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Integrada Anhanguera (capital).

Márcia Regina e Jane Bezerra com profissionais de enfermagem do Centro Pediátrico e de Ortopedia de Guaratinguetá

Já presencialmente, a conselheira Jane Bezerra e a colaboradora Márcia Regina foram a Guaratinguetá onde deram posse à CEE do Centro Pediátrico e de Ortopedia de Guaratinguetá. Em seguida, foram a Caçapava para conduzir a posse da CEE da Unimed.

Santa Casa de Misericórdia de Mogi Guaçu

Unimed de Caçapava

Unimed de Caçapava

No dia 27/1, sexta-feira, Jane Bezerra e Márcia Regina deram posse a mais duas CEEs, ambas por meio de cerimônias presenciais na cidade de São José dos Campos.

Às 9h, a dupla conduziu a cerimônia de posse da CEE do Hospital Regional de São José dos Campos.

Hospital Regional de São José dos Campos

Depois, elas foram à Associação Instituto Chuí de Psiquiatria, onde às 11 horas empossaram a nova CEE da Associação.

Associação Instituto Chuí de Psiquiatria


“Agradeço às instituições pelo interesse em constituir a Comissão de Ética de Enfermagem e por abrirem as portas para a nossa cerimônia de posse. Desejo um bom trabalho para os membros das CEEs ora empossadas e lembro que eu e a conselheira Ivete Trotti estamos à disposição de todos para esclarecimento de quaisquer dúvidas”, colocou a conselheira Jane Bezerra após a posse.

Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem

As Comissões de Ética de Enfermagem são formadas por profissionais de enfermagem eleitos dentro das instituições de saúde. Sua função é ser um elo de ligação entre o Coren-SP e aquela instituição, zelando pelo cumprimento dos preceitos éticos e legais dentro da unidade em questão.

A atuação de uma CEE é autônoma. O Coren-SP dá posse à CEE e a assessora, mas os próprios profissionais de enfermagem das instituições fazem sua comissão eleitoral e elegem seus representantes. Ivete lista os critérios para integrar uma Comissão de Ética: “São enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem que devem estar em dia com o conselho e não podem ter sofrido processos éticos, pois depois de eleitos eles exercerão essa função de forma autônoma”, orienta Ivete Trotti.

Para apoiar as CEEs, o Coren-SP lançou o Manual das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de São Paulo, que contém informações de grande importância para os membros das CEEs em nosso estado, com orientações e a legislação que rege a enfermagem. A versão em PDF do manual está disponível de forma gratuita no site do Coren-SP.

Saiba mais