Doceria de Lorena/SP emite nota pública sobre entrega de pedidos a profissionais de saúde

O Coren-SP divulga nota pública enviada pela Doceria Formigueiro, em resposta à matéria veiculada em nossos canais institucionais, na qual uma profissional de enfermagem de Lorena/SP relatava que a empresa teria se recusado a entregar pedidos a profissionais de saúde em seus locais de trabalho, em virtude de suposto risco de contaminação por Covid-19:

NOTA PÚBLICA

A FAMÍLIA FORMIGUEIRO, doceria com mais de 10 anos de existência, vem a público, organizada e solenemente, esclarecer aos amigos, clientes e profissionais de saúde – que, aliás, há tempos nos honram com sua preferência e carinho – todas as ocorrências que envolveram nossa imagem, marca e reputação – não só de nossa empresa, mas também de nossas representantes, colaboradores e parceiros.

Fora realizada publicação temporária em uma das redes sociais da FORMIGUEIRO (Stories no Instagram), em que uma de nossas colaboradoras, dentre outras coisas, alertava sobre o risco de haver propagação da pandemia (COVID-19) em decorrência da espera de entregadores, motoboys, em estabelecimentos de saúde, na recepção de hospitais, permanecendo junto de pacientes que aguardariam diagnósticos quaisquer.

A publicação não proibiu a compra de nossos produtos por quem quer que seja. Tampouco pretendeu-se qualquer ofensa ou retaliação. Externalizamos, tão somente, nossa preocupação e dividimos, transparente e francamente, nossas cautelas.

O mesmo, porém, não pode ser dito, infelizmente, quanto às manifestações que individualmente nos foram dirigidas.

Efetivamente, nossa FAMÍLIA prima pelo respeito e absoluto carinho por todos os nossos clientes, amigos e colaboradores, de modo que, jamais, em nenhuma circunstância, pretenderíamos ofender ou deixar de atender quem quer que seja.

No entanto, nossa política, nossos atendimentos e nossa forma de trabalho (como a de todas as pessoas verdadeiramente comprometidas com o bem coletivo) não pode esbarrar ou violar nenhuma medida de segurança pública, sob pena de expor, a todos nós, à potencialização dos riscos do novo coronavírus, o que não é desejável.

Por compromisso e responsabilidade social, coletiva, portanto, o que foi refletido em termos de adaptação ao novo momento mundial considerou que:

(i)                  É de notório conhecimento, mundial repercussão (o que dispensa, por óbvio, a prova por documentos ou outros meios), que atravessamos, coletivamente, pandemia sem precedentes em nossa história, em relação ao novo CORONAVÍRUS

– COVID-19.

(ii)                Todos nós sabemos, igualmente, que uma pandemia é, em brevíssimas palavras, uma epidemia em escala mundial, ou seja, a propagação de uma doença infecciosa que se espalha entre a população de diversas regiões ou países, num continente ou no planeta – o que exige, evidentemente, medidas drásticas de cuidado e mútuo auxílio.

(iii)               Também é público e notório – dispensando-se prova escrita – que o Governo Brasileiro e as Autoridades Públicas Nacionais de âmbito geral (inclusive as municipais de toda a nossa região), já adotaram providencias diversas e abrangentes, com o escopo de, sobretudo, proteger o interesse coletivo, a saúde pública e, nesse sentido, claro, objetivando a contenção do aumento vertiginoso da pandemia no Brasil.

(iv)              A principal regra emitida por nossas autoridades de saúde, obedecendo ao que dispõe e orientou a Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que deve haver isolamento social, ou seja, as pessoas devem evitar, quando possível, sair de suas casas.

(v)                A quarentena, ou isolamento social, imposta pelo governo do Estado de São Paulo e pelo município de Lorena, impõe responsabilidade e redobrada atenção com o serviço de delivery – afinal de contas, exceto os serviços essenciais, os entregadores seriam os únicos de nós a “trafegar livremente”.

Nesse sentido, nosso objetivo foi, como de fato é, preservar a saúde de todos, evitando que nossos motoboys exponham pessoas ao risco do contágio por, eventualmente, trafegarem por toda a cidade.

De se salientar, na mesma quadratura, que a preocupação não é só Lorenense, a preocupação é mundial. Todos sabemos que a contaminação em massa assoberbaria nosso sistema de saúde e não haveria leitos hospitalares para o atendimento de todas as especialidades ou emergências demandadas – não só relacionadas ao novo coronavírus, portanto.

Em linhas de finalização, salientamos que a publicação que gerou a indevida polêmica, como um todo, possui mais de 5 minutos, porém, em efeito cascata, diversas pessoas passaram a compartilhar um pequeno e único trecho da mesma, retirando tal fala do contexto noticioso, reflexivo e instrutivo pretendido com tal mensagem, bem como prejulgando a empresa, ofendendo pessoas e prejudicando, sobremaneira, a vida pessoal e profissional de todos os envolvidos na cadeia produtiva da FAMÍLIA FORMIGUEIRO.

Assim, registramos, uma vez mais, que não pretendíamos, como de fato não pretendemos, qualquer espécie de constrangimento ou ofensa. Registramos sinceras desculpas a quem, porventura, tenha se sentido desprestigiado pela publicação – aliás, destaca-se, esta nunca foi ou será nossa intenção.

Não poderíamos finalizar, porém, sem antes asseverar: todos são livres para divergir, pensar de forma distinta, ou manifestar críticas construtivas, mas é preciso, sempre e invariavelmente, haver responsabilidade e respeito – notadamente à vida. É preciso haver equilíbrio e reflexão. É preciso haver discernimento, não propagação indiscriminada de toxidade.

Mais do que nunca precisamos de carinho e consideração uns com os outros, sob pena de gastarmos tempo e energia com o que não é fundamental, desviando nossa atenção da preservação de vidas (este sim o fim maior diante de tantas medidas emergenciais, novas e transitórias, todas elas ditadas pelas mais diversas organizações governamentais nacionais e internacionais, advindas também de orientações ditadas pela própria, as quais, inclusive, foram revisitadas por nós na já mencionada publicação em stories do Instagram).

Sem mais, a FAMÍLIA FORMIGUEIRO, em respeito a cada um de vocês, lhes deseja saúde e espera, verdadeiramente, ter esclarecido o que era preciso, destacando que continua a trabalhar, arduamente, no intuito de melhor atendê-los, propiciando-lhes pequenos prazeres gustativos em tempos difíceis como forma de adoçar-lhes os dias, independentemente de onde estejam, queiram ou precisem estar!

Assim, continuem contando conosco, hoje e sempre, para melhor servi-los, certos de que nós também acreditamos que tudo passa e, certamente, também esse período passará!

 

Lorena, 29 de abril de 2020.

FAMÍLIA FORMIGUEIRO