Maternidade de Campinas agradece Coren-SP por doação de máscaras PFF2

Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, o Coren-SP tem atuado no sentido de auxiliar as equipes de enfermagem de hospitais em todo o estado de São Paulo nesse momento tão delicado. Por meio de constantes fiscalizações, é verificado todo o fluxo assistencial à Covid-19 adotado pelas unidades, assim como a disponibilidade e a correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados.

Além das inspeções, a fiscalização do Coren-SP tem doado lotes de máscaras PFF2 à instituições de saúde públicas e filantrópicas, totalizando a distribuição de 22.800 EPIs que foram encaminhados ao Coren-SP pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Um dos hospitais que recebeu a doação de 100 máscaras para utilização de sua equipe de enfermagem foi a Maternidade de Campinas.

No dia 1º de julho, a enfermeira Responsável Técnica pela unidade, Erli Marques, recebeu os EPIs para uso de sua equipe e agradeceu: “Em nome do Hospital e Maternidade de Campinas e de toda a equipe de Enfermagem, agradeço ao Coren-SP e a Subseção Campinas pela doação das máscaras PFF2. Trata-se de contribuição que favorece a segurança do profissional e nos mantém próximos, unidos, como um só corpo: enfermagem”.

A enfermeira RT Erli Marques no dia da doação do lote de 100 máscaras PFF2

Além da declaração de Erli, o Coren-SP também recebeu, no dia 10/7 uma carta de agradecimento pela doação escrita pelo Diretor Presidente da maternidade, Dr. Carlos Eduardo Martins Ferraz Costa.

Em sua carta, Carlos Eduardo agradece ao Coren-SP por ter, “neste momento de pandemia, expressado o espírito público, o ato de solidariedade e da presteza em conceder a doação de 100 máscaras PFF2”.

Ele também agradece o envolvimento do conselho nessa causa, por entender que ele “defende o real valor e a importância do setor filantrópico da saúde brasileira”.

Confira aqui a íntegra da carta de agradecimento.

Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 29/6, foram realizados mais de 20 mil atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números:

20.114 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.

3.991 ações de fiscalização.

1.996 atendimentos da Ouvidoria.

2.206 atendimentos do Fale Conosco.