Dia Nacional dos Ostomizados: Hospital Infantil Darcy Vargas é referência nesta área da assistência

No dia 16 de novembro é celebrado o Dia Nacional dos Ostomizados. O estoma é uma abertura artificial entre os órgãos internos com o meio externo. Ele decorre de um procedimento cirúrgico que consiste na exteriorização do sistema digestório, respiratório ou urinário. Geralmente, vítimas de câncer, como o de reto, intestino, pênis e bexiga, fazem o uso da bolsa coletora (saco responsável por coletar as fezes e urina), equipamento essencial para pessoa ostomizada.

O Hospital Infantil Darcy Vargas (HIDV), é referência no tratamento e assistência a pacientes ostomizados, com atendimento a crianças de 0 anos a 17 anos, 11 meses e 29 dias. Foi classificado pela Secretária do Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP), como 7° polo de atendimento e dispensão dos equipamentos e adjuvantes, dentre eles, o único especializado em pediatria.

A gerente de enfermagem do HIDV, Marta Marina, conta que a iniciativa do projeto culminou, a princípio, com as orientações pré e pós-cirúrgicas, utilizando brinquedos terapêuticos para preparar a criança e a família na realização de cuidados ao serem ostomizados.

A equipe de enfermagem do hospital, segundo Marta, realiza protocolos aos pacientes. “Nós realizamos consultas de enfermagem para uma avaliação, orientação e dispensação dos equipamentos e adjuvantes necessários para o tratamento”, diz a gerente.

As enfermeiras estomoterapeutas Maria Alice dos Santos Macambira Silva, Adriana Bibiano Alves, Luciana de Aguiar Pacheco e Donata Maria de Souza Pelegrino, que atuam no HIDV

O hospital também organiza encontros mensais com a equipe multidisciplinar, que aborda vários temas por meio de dinâmicas, jogos, filmes e oficinas, que proporcionam às crianças e às famílias uma verdadeira troca de experiência, fortalecendo o grupo e encontrando respostas para as dificuldades.

O  envolvimento e o comprometimento dos familiares é tão profundo que, certa vez, a mãe de uma criança ostomizada, ao engravidar do segundo filho, sentiu dificuldade em realizar higiene na região genital e trocar as fraldas na criança sem a deficiência, devido à prática e a edição que dispensou ao cuidado do primogênito.

Marta ainda ressalta a importância da atuação da enfermagem nesse processo, desde o diagnóstico inicial até a duração final do tratamento. “Para toda criança os pais são heróis, para nós, essas crianças são os verdadeiros heróis, principalmente, pelas dificuldades do tratamento e o convívio com a sociedade. A enfermagem é o elo e o caminho para criança e a família terem autonomia no cuidado, visando sempre à qualidade de vida”.

Presidente do Coren-SP realiza visita ao HIDV

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro e o vice-presidente Cláudio Luiz da Silveira, realizaram uma visita ao Hospital Infantil Darcy Vargas na última segunda-feira (12/11), e acompanharam de perto o trabalho realizado pela instituição.

Ednaldo de Souza, diretor técnico de saúde; a presidente Renata Pietro; a gerente de enfermagem Marta da Silva; Sérgio Antonio Bastos e Rosângela Maria Venuto, diretores técnicos de saúde; o vice-presidente Cláudio Luiz da Silveira; e Rivael Pereira, Supervisor Técnico de Saúde.