Coren-SP denuncia ao Ministério Público do Trabalho más condições em hospitais de São Paulo

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, protocolou ofício no Ministério Público do Trabalho (MPT), denunciando condições inadequadas que comprometem a segurança do exercício profissional da enfermagem em hospitais de São Paulo. No documento, encaminhado na última segunda-feira, ela descreve as situações denunciadas pelos profissionais nos canais oficiais do Conselho, conforme trecho transcrito a seguir: 

“O COREN-SP possui um canal eletrônico para que os profissionais de enfermagem e a comunidade em geral denunciem os estabelecimentos de saúde e nesse momento de pandemia temos recebido inúmeras denúncias de falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais de saúde que estão na linha de frente ao combate do Coronavírus (COVID-19).

Através deste canal eletrônico recebemos várias denúncias indicando (i) não disponibilização de EPIs para toda a equipe de saúde, (ii) carência de materiais mínimos de higienização; (iii) reutilização de materiais descartáveis; (iv) proibições do uso de EPIs a fim de evitar pânico à população; (v) agressões provocadas pela falta de vestiários ou locais para troca das roupas hospitalares; (vi) ausência de treinamento sobre o COVID-19; (vii) instalações hospitalares precárias; (viii) precarização do trabalho, com excessivos turnos/jornadas, dentre outras”. 

O ofício segue apresentando detalhes sobre denúncias relatadas em cada instituição. “O Coren-SP está acompanhando todas as denúncias para exigir das instituições condições seguras para exercício profissional. Nesses tempos de pandemia, a enfermagem deve ser reconhecida, valorizada e, principalmente, ter condições dignas para atuar na linha de frente”