Covid-19: Santa Casa de Sorocaba elabora fluxo de humanização para manter vínculo paciente-família

Especialista em qualidade e com 18 anos de experiência em gestão de serviços de saúde, a gerente de enfermagem da Santa Casa de Sorocaba, Magda Aparecida Arantes de Oliveira, conta que, desde o início da pandemia, a instituição se tornou referência para tratamento de Covid-19.

Equipe multiprofissional da Santa Casa de Sorocaba

Magda conta que o hospital, que conta com 30 leitos de enfermaria e 20 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI),  preza por um atendimento humanizado aos pacientes e pela valorização da atuação das equipes multidisciplinares.

Por isso, quando começaram ocorrer os primeiros casos de óbitos por coronavírus, o hospital teve que se adaptar para lidar com essa nova realidade.  “Nas primeiras ocorrências de óbito por Covid-19, deparamo-nos com a frieza, com o distanciamento, com o medo, com a falta de informações e, principalmente, a tristeza das família que sequer poderiam velar os seus entes queridos”, conta.

Equipe multiprofissional da Santa Casa de Sorocaba

Após vivenciarem essa situação, as equipes multidisciplinares iniciaram uma fase de estudo dos documentos e legislações específicas sobre os cuidados pós-morte no contexto da Covid-19. “Associamos a nossa preocupação em acolher e orientar as famílias, permitindo uma abordagem humanizada e acolhedora desse processo de adoecer e morrer”, explica a gerente.

A rotina estabelecida pela instituição envolveu então as seguintes estratégias:

 1. Abordagem do Serviço Social no início da internação

As rotinas e determinações sanitárias sobre velórios e outras informações a respeito, que envolvem os pacientes com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, são passadas pela equipe do Serviço Social na admissão, ou seja, no momento da internação. Nessa ocasião é oferecido um suporte psicológico e humanizado à família.

2. Visitas virtuais

Como as visitas no setor de pacientes com Covid-19 são suspensas, é ofertado às família visitas por meio de videochamada. Esta medida diminui o estresse e a ansiedade dos pacientes e dos familiares e promove uma melhora significativa aos pacientes, segundo a enfermeira. 

3. Boletim médico

É disponibilizado às famílias um número de Whatsapp da instituição, pelo qual podem obter os boletins e as informações médicas sobre os pacientes. O acesso à Ouvidoria pode ser feito a qualquer dia e horário, garantindo assim um fluxo de informações entre a equipe técnica e a família do paciente.

4. Criação do espaço ” Sala de Acolhimento Familiar”

Esse espaço fica localizado próximo à unidade com pacientes internados por Covid-19. Possui acessos internos e externos distintos, permitindo acolher a família e promover um breve e seguro reconhecimento do corpo da vítima que evolui a óbito na unidade.

O reconhecimento é feito por meio de um vidro, com acesso ao corpo apenas por funcionário da enfermagem devidamente paramentado.