Covid-19: Coren-SP segue distribuindo máscaras PFF2 em hospitais públicos

Para contribuir com condições mais seguras de atuação em meio à pandemia, o Coren-SP segue distribuindo as 8.800 máscaras PFF2 enviadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em unidades com baixa disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Entre os dias 6 e 7 de maio, a coordenadora do setor de Processo Ético do Coren-SP, Fernanda Azevedo, e a auxiliar de fiscalização, Beatriz Lemos, estiveram no Hospital Universitário, Hospital de Taipas, Hospital Vila Nova Cachoeirinha, Hospital Vila Penteado e no Hospital Infantil Darcy Vargas para realizarem a entrega aos profissionais.

Hospital Universitário

Hospital Darcy Vargas

Hospital de Taipas

Hospital Vila Nova Cachoeirinha

Hospital Vila Penteado

“O uso de EPIs é indispensável que não haja contaminação pela Covid-19. Por isso o uso das máscaras PFF2 são imprescindíveis para uma atuação segura, principalmente para os profissionais de enfermagem que permanecem 24 horas ao lado do paciente”, explica Fernanda.

O gerente executivo do Coren-SP, Vagner Urias, e as auxiliares de fiscalização, Silvia Bueno e Beatriz Lemos, também realizaram entregas de máscaras no Hospital Leonor Mendes de Barros, no Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM) da Vila Mariana, no Instituto Dante Pazzanese e no Hospital Tatuapé. “Além das inspeções contínuas para verificação dos fluxos de assistência e plano de contingência, a fiscalização segue atuando fortemente para garantir condições adequadas e seguras para a categoria”, destaca o gerente executivo.

Hospital Leonor Mendes de Barros

CAISM da Vila Mariana

Instituto Dante Pazzanese

Hospital Tatuapé

Para estabelecer os critérios de entrega, a Comissão de Gestão de Crise Covid-19 do Coren-SP levantou as instituições a partir das denúncias recebidas e, também, determinou que sejam instituições públicas, com atendimento referenciado de Covid-19, com foco em UTIs e Pronto Socorro. Assim, a fiscalização realiza a inspeção e conferência e, se realmente é constatada a falta de EPIs, os fiscais fazem a entrega.