Covid-19: Coren-SP destaca importância das medidas de prevenção frente ao pronunciamento do presidente da República

O Coren-SP vem a público manifestar a importância das medidas de prevenção preconizadas pela Organização Mundial da Saúde, Ministério e Secretaria Estadual de Saúde, para o enfrentamento da pandemia do Novo Coronavírus, não apenas no estado de São Paulo, como no Brasil. Somente em território paulista, já são 40 mortes e 810 casos confirmados de Covid-19, até essa quarta-feira (25/3).

Enquanto isso, os profissionais que atuam na linha de frente do atendimento às vítimas, não estão medindo esforços para atender a demanda, como é o caso dos profissionais de enfermagem, enfrentando muitas vezes a sobrecarga de trabalho, a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o medo.

Não foi por acaso que muitas equipes de saúde criaram voluntariamente a campanha “Nós estamos aqui por vocês. Por favor, fiquem em casa por nós”. Esse apelo é uma forma de sensibilizar as pessoas sobre a necessidade real do isolamento, visando preservar as vidas e evitar a superlotação dos serviços de saúde, uma realidade que será prejudicial para todos os atores envolvidos: trabalhadores da linha de frente, sociedade e órgãos governamentais.

É cientificamente comprovado e de conhecimento público, que a Covid 19 é transmitida por gotículas, provenientes de espirros, acessos de tosse, contato próximo e superfícies contaminadas. Portanto, é inquestionável que o isolamento, a proibição de aglomerações e limitação da circulação de pessoas – mantendo apenas as atividades essenciais – se consolida como uma medida viável e importante de prevenção, o que se comprova com a experiência em nações asiáticas e, também, com o oposto, que é a resistência de países da Europa à quarentena, registrando ainda muitos casos por dia.

Neste sentido, em contraponto ao pronunciamento do Presidente da República, Jair Bolsonaro, o Coren-SP manifesta a importância das medidas de prevenção preconizadas pelas autoridades sanitárias e da área da saúde, para a conter a propagação da doença. O Conselho destaca ainda necessidade de o Governo Federal e demais entes federativos centrarem todos os esforços na garantia de condições adequadas para o exercício profissional, para a prestação de uma assistência que seja segura tanto para os trabalhadores da saúde, quanto para os pacientes. É momento de unir esforços e agir coletivamente.