Covid-19: cartilha gratuita criada por psicólogos ajuda a gerenciar o estresse causado pela pandemia

Um grupo de psicólogos se uniu em uma força-tarefa para buscar entender e, acima de tudo, minimizar os impactos psicológicos negativos causados pela pandemia da Covid-19.

Um dos frutos dessa força-tarefa, chamada PsiCOVIDa, foi o lançamento da “Cartilha para enfrentamento do estresse em tempos de pandemia”.

O material busca auxiliar as pessoas, sobretudo os mais frágeis como idosos e crianças, a entender e a enfrentar o estresse e a ansiedade causados nestes tempos de quarentena e doença.

“A Psicologia acumulou um sólido conjunto de conhecimentos sobre como reagimos ao estresse e sobre como podemos lidar com essas situações difíceis. Esse conhecimento e as recomendações feitas por instituições científicas e oficiais, como a Organização Mundial da Saúde, embasaram esta Cartilha”, diz a introdução do material.

A cartilha é de autoria conjunta dos seguintes profissionais:

  • Juliana Niederauer Weide – Psicóloga, Especialista em Oncohematologia (UFCSPA/ISCMPA), Mestranda em Psicologia Clínica (PUCRS); bolsista da CAPES.
  • Eliana Cristina Chiminazzo Vicentini – Psicóloga. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PUC-Campinas); bolsista da CAPES.
  • Murilo Fernandes de Araujo – Psicólogo. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PUC-Campinas); bolsista da CAPES.
  • Wagner de Lara Machado – Psicólogo. Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PUCRS), coordenador do Grupo de Avaliação em Bem-Estar e Saúde Mental.
  • Sônia Regina Fiorim Enumo – Psicóloga. Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PUC-Campinas).

Baixe gratuitamente a “Cartilha para enfrentamento do estresse em tempos de pandemia”.