Coren-SP vira posto de vacinação contra o sarampo por um dia

A sede do Coren-SP se tornou  um posto temporário de vacinação contra o sarampo nesta quarta-feira (28/8). Aberta ao público e com a disponibilização de 200 doses, a ação foi realizada em parceria com a UBS Nossa Senhora do Brasil – Armando D’Arienzo (localizada a 300m da sede do Coren-SP) e com a Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) Sé, com a atuação de conselheiros na supervisão e aplicação das vacinas.  “Sediar esse tipo de ação no Coren-SP é algo muito simbólico. Mostra à população o importante papel da enfermagem no processo de imunização e, também, estimula os profissionais a se vacinarem, pois por trabalharem na assistência, estão muito expostos ao risco de contaminação”, disse a presidente Renata Pietro. 

Presidente Renata Pietro, conselheira Josileide Bezerra, segundo-secretário, Paulo Cobellis, primeira-secretária Eduarda Ribeiro e conselheira Janiquele Ferreira

Os conselheiros Janiquele Ferreira, Josileide Bezerra e Gergezio Andrade aplicaram as vacinas tanto em profissionais de enfermagem quanto em funcionários da autarquia e na população em geral. “Nós, profissionais da enfermagem, trabalhamos em locais onde o risco de contágio é elevadíssimo. As medidas de imunização devem ser seguidas corretamente, para que, assim, possamos manter o sarampo sob controle”, diz a enfermeira Janiquele, que supervisionou ação. 

O conselheiro Gergezio também ressalta a atuação das equipes de enfermagem e faz um apelo aos profissionais da categoria. “É muito importante que profissionais se prontifiquem a tomar a vacina, pois a área hospitalar é um facilitador para a transmissão do sarampo, seja pelo ar ou pelo contato direto, não importa. Devemos estar preparados para combater essa epidemia”.

Conselheiros Gergezio Andrade,  Josileide Bezerra e Janiquele Ferreira conduziram a ação

As ações foram coordenadas pelas enfermeiras Adriana de Araújo, responsável pela imunização na UBS Nossa Senhora do Brasil, Evelyn Fabiana Costa, gerente da unidade, e Raphaela Karla de Toledo Solha, da UVIS Sé. “A região da Bela Vista [onde estão localizadas a sede do Coren-SP e a UBS] faz parte da operação limpeza, que visa a busca de pessoas suscetíveis à doença e a parceria com o Coren-SP é muito importante nessa ação. A importância da imunização vai além da prevenção individual. Ao se vacinar, você está ajudando toda a população a diminuir os casos de sarampo”, destaca Adriana.

Conselheiras Josileide Bezerra e Janiquele Ferreira com as enfermeiras Adriana de Araújo, responsável pela imunização na UBS Nossa Senhora do Brasil, e Evelyn Fabiana Costa, gerente da unidade, que coordenaram a ação

 

Impacto positivo com a sociedade

Desde o inicio do ano, os números de casos de sarampo têm crescido no país. Só na capital, até o último dia 15/8, a Secretaria Municipal de Saúde já havia registrado 1314 confirmações da doença.

As pessoas que foram vacinadas contra o sarampo elogiaram a ação do Coren-SP em relação ao  profissionalismo e o compromisso com a saúde da população. “Eu vim aqui para resolver umas questões de documentação e já aproveitei para tomar a vacina. É muito interessante essa iniciativa do Coren-SP, pois fica evidente a preocupação com a saúde da nossa população”, diz Patrícia Santana de Almeida, técnica de enfermagem.

A enfermeira Eunides Maria Silva dos Santos soube da campanha pelo neto que trabalha na sede do conselho. “Assim que meu neto me avisou, eu não pensei duas vezes. Saí da consulta médica e dei uma passadinha aqui. Já estou protegida!”.

Já o publicitário Gilmar Tadeu Silva tomou  por meio de um amigo. Morador da região, ele aproveitou a sua caminhada matinal para se imunizar contra o sarampo. “Além de ser uma iniciativa fantástica, o  procedimento foi rápido e prático”, finaliza.

Para a conselheira Josileide, o trabalhod a enfermagem é fundamental para impedir a transmissão da doença (Sarampo). “É uma satisfação contribuir com a segurança e a saúde das pessoas”, afirmou.