Coren-SP sedia discussão sobre a saúde do homem em atividade comemorativa do Novembro Azul

Pelo quinto ano consecutivo, o Coren-SP realiza atividade em prol da saúde do homem, em celebração à campanha mundial do Novembro Azul.

Em evento realizado na sede do conselho nesta quarta-feira (29), a médica Marineide de Carvalho, diretora do Serviço de Oncologia Clínica da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, realizou palestra que apontou os principais motivos de doenças e causas de mortes entre os homens: entre os 15 e 35 anos, cerca de 36% correspondem a agressões e acidentes de carro, geralmente relacionadas ao consumo abusivo de álcool.

Palestrantes e participantes do evento que discutiu a saúde do homem, durante a celebração do Novembro Azul

Entre os tipos de câncer que acometem os homens, os tipos mais comuns no Brasil são de próstata, de pulmão, de reto, de estômago e de cavidade oral. Diagnóstico precoce, tratamento adequado e a falta de preconceito na realização de exames (como o de toque retal, no caso do câncer de próstata) são essenciais para um combate adequado da doença.

Roni Fernandes Carvalho, médico do serviço de urologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, destacou que o exame de PSA não substitui o toque retal, para a detecção do câncer de próstata, e que uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos não necessariamente reduzem as chances do surgimento da doença, mas sim são importantes facilitadores para um eventual tratamento.

Vagner Urias (primeiro-tesoureiro do Coren-SP), José Renato de Oliveira Leite (Crefito-3), Marineide de Carvalho (Santa Casa), Cibele Santoro (Santa Casa) e Roni Carvalho (Santa Casa)

Cibele Barbosa Santoro, enfermeira responsável técnica do serviço de quimioterapia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, destaca que o profissional de enfermagem tem um papel acolhedor no tratamento oncológico. “Muitas vezes, há fatores sociais que afastam o paciente do tratamento. Nossa função é fazer o paciente se sentir seguro e trazê-lo para nós”.