Coren-SP discute a elaboração de protocolos de enfermagem na Atenção Primária à Saúde

Representantes do Grupo de Trabalho da Atenção Básica (GT-AB) e conselheiros do Coren-SP se reuniram na última segunda-feira (29/4), na sede da autarquia,  para discutir o projeto de elaboração de protocolos de enfermagem na Atenção Primária para o estado de São Paulo.

Reunião com representantes do Grupo de Trabalho da Atenção Básica (GT-AB) e conselheiros do Coren-SP.

O projeto tem como objetivo a elaboração de protocolos com auxílio dos gestores municipais e estaduais, trabalhadores da ABS/ESF, docentes e pesquisadores sob a coordenação do COREN-SP. Após a elaboração, eles serão validados para serem disponibilizados no site do Coren-SP para a adesão dos municípios. Aos municípios que aderirem será oferecido uma capacitação para o protocolo.

Durante a reunião, a conselheira  e coordenadora do GT-AB, Rosana Garcia, apresentou o projeto e o GT-AB iniciou um debate acerca das estratégias para atingir o objetivo no estado de São Paulo, avaliando a quantidade de municípios que compõem o estado (645 municípios) e os quais se distribuem em 17 Departamentos Regionais de Saúde (DRS). A heterogeneidade populacional destes municípios também foi avaliada.

Segundo Rosana, trata-se de um grande desafio não somente para o conselho, já que muitos municípios não têm protocolos específicos para a categoria, fazendo com que fiquem na ilegalidade, pois a lei do exercício profissional de enfermagem requer este instrumento para algumas atribuições, como, por exemplo, a prescrição de medicamentos.

Para o vice-presidente do Coren-SP, Cláudio Siqueira, este projeto é um marco para a enfermagem na Atenção Primária à Saúde”.

O Coren-SP também participou da oficina de Capacitação de Facilitadores que ocorreu em Brasília nos dias 25 e 26/04/2019, tendo como representantes a conselheira Rosana Garcia e o representante do GT-AB Manoel Miranda Neto.