Coren-SP se posiciona contra o ensino a distância em Enfermagem em Audiência Pública na Alesp

O Coren-SP participou de audiência pública nesta terça-feira (30/11), realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na capital, para debater o ensino a distância (EAD) nos cursos da área da saúde.

Mauro Antônio Pires Dias da Silva falou em nome de todos os conselhos paulistas da área da saúde como representante eleito pelos conselhos. Ele destacou o fato de todos os órgãos discordarem da utilização do ensino a distância na área da saúde

O vice-presidente Mauro Antônio Pires Dias da Silva representou o Coren-SP na discussão, que contou com a presença dos deputados estaduais Celso Giglio, Carlos Neder e Marcos Martins, membros da Comissão de Saúde da Alesp. Também participaram da audiência pública representantes dos conselhos de fiscalização profissional de nutrição, medicina veterinária, medicina, educação física, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, farmácia e odontologia.

“Hoje há mais de 160 mil vagas disponíveis de graduação em EaD e 120 mil vagas ociosas na graduação presencial em enfermagem em todo o Brasil. Esse é um grande paradoxo. Precisamos nos lembrar que a quantidade de formados não significa a qualidade da formação desses profissionais”, destacou o vice-presidente do Coren-SP, que também frisou que o conselho é contrário ao ensino a distância em enfermagem.

Mauro foi eleito representante de  todos os conselhos presentes, destacando em sua fala um resumo da posição de cada um dos 13 conselhos de fiscalização profissional da área da saúde do estado de São Paulo. Todos eles são contrários ao EAD, pois entendem que isso degradaria a qualidade do ensino, além contrariar as especificidades da área da saúde, que exige contato físico entre o profissional e o paciente.

O presidente do Coren-SP participou da audiência ao lado de outros representantes de conselhos de fiscalização profissioinal da área da saúde

A audiência foi um passo importante para a criação e avanço da tramitação de projetos de lei que regulamentem de forma mais apropriada o ensino na área da saúde.