Coren-SP e Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp se reúnem para tratar de pautas da enfermagem

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, e o conselheiro Luciano Santos, que coordena a Comissão de Relações Institucionais (CRI) da autarquia, se reuniram na última terça-feira (30/11), em Campinas, com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU). A conselheira Maria Edith de Almeida participou do encontro representando o sindicato, do qual é diretora.

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos e a conselheira e diretora do STU, Maria Edith de Almeida

“A solicitação partiu do próprio sindicato, buscando apoio técnico do conselho em pautas como dimensionamento de pessoal de enfermagem, salas de descompressão, uso e fornecimento de equipamentos e proteção individual (EPIs), responsabilidade técnica, cursos e capacitação para os profissionais de enfermagem e comissões de ética de enfermagem”, afirmou o conselheiro Luciano Santos.

O conselheiro Luciano Santos, coordenador da Comissão de Relações Institucionais do Coren-SP

O próximo passo para o avanço das tratativas é uma reunião envolvendo a CRI do Coren-SP, o STU e a reitoria da Unicamp. Também ficou combinado que o Coren-SP se colocará à disposição para realizar palestras e cursos para os trabalhadores de enfermagem da Unicamp.

“Nossa avaliação é de que foi uma reunião muito positiva, muito proveitosa e bons frutos poderão ser colhidos a partir dela. Questões como o dimensionamento adequado da equipe de enfermagem e pontos como a atuação da comissão de ética de enfermagem e atuação do enfermeiro responsável técnico (RT) tendem a já melhorar bastante a qualidade da assistência de enfermagem prestada pela instituição”, concluiu Luciano.