Coren-SP dialoga com prefeito e secretária de saúde de Nantes pelas 30 horas para a enfermagem municipal

A Comissão de Relações Institucionais (CRI) do Coren-SP se reuniu com representantes do município de Nantes, região de Presidente Prudente, no dia 30/7 (sexta-feira), para conversar sobre questões do interesse dos profissionais de enfermagem da rede municipal.

O conselheiro Luciano Robson dos Santos, que coordena a CRI, se reuniu em modalidade híbrida presencial-virtual com o prefeito da cidade, Marllon Albano, com a secretária municipal de saúde, Fabiane Danellon Lopes, com o assessor jurídico Flávio José de Azevedo e com a representante dos profissionais de enfermagem, Clotilde de Freitas.

O conselheiro Luciano participou da reunião com os gestores municipais e profissionais de enfermagem de Nantes

“O intuito do encontro foi realizar uma aproximação e abrir diálogo entre representantes do poder público, o Coren-SP e os profissionais de enfermagem de Nantes, para que as pautas de valorização da categoria fossem apresentadas. A representante dos profissionais, Sra. Clotilde, iniciou o encontro esclarecendo que os profissionais do município vêm articulando arduamente para efetivar a regulamentação da jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem em 30 horas semanais sem redução salarial”, contou o conselheiro Luciano após a reunião.

O Coren-SP se colocou à disposição do município para estudar a implementação da jornada de 30 horas semanais para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de Nantes

Em Nantes a regulamentação da jornada de 30 horas semanais para a enfermagem já está sendo realizada em um projeto piloto há um ano e no dia 13/7 (terça-feira), os profissionais do município estiveram presentes na Sessão Ordinária da Câmara Municipal na qual foi aprovada Moção de Apoio ao PL 2.564/2020, que busca regulamentar o psio salarial para a enfermagem em todo território nacional.

Na reunião com o Coren-SP, os representantes da prefeitura de Nantes se prontificaram a estudar a viabilização da regulamentação da jornada, solicitando para isso o apoio do conselho. O conselheiro Luciano então explicou a importância da valorização do profissional de enfermagem e que o reconhecimento da categoria implica necessariamente em maior qualidade na assistência prestada à população. Ele colocou ainda o conselho à disposição do município no que couber ao Coren-SP para a efetivação do projeto.