Coren-SP representa enfermagem paulista no 23º Cbcenf

Maior evento voltado para a enfermagem na América Latina, o Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (Cbcenf) chegou a sua 23ª edição, realizada entre os dias 27 e 30 de setembro em  Florianópolis/SC. O evento ocorre em formato híbrido, com participantes presenciais e online, seguindo todas as medidas de prevenção contra a Covid-19. “É uma honra representar o estado de São Paulo. A modalidade híbrida é uma forma de democratizar o acesso dos profissionais em todo o país. Esse é um momento de fortalecimento do sistema em prol das pautas da enfermagem e da disseminação do conhecimento”, afirma o presidente James Francisco dos Santos, que representa o Coren-SP ao lado da vice-presidente Érica Chagas, entre outros conselheiros.

Presidente James Francisco dos Santos e vice-presidente Érica Chagas

O Coren-SP está participando do evento com um estande que oferece atendimento psicológico gratuito pelos apps Vitalk e Moodar, uma parceria com a Johnson e Johnson no âmbito do programa Cuidando de Quem Cuida. “Sabemos que os profissionais de enfermagem enfrentam o adoecimento mental e é preciso, além de identificar essa realidade, oferecer portas de saída. Por isso, criamos o programa Cuidando de Quem Cuida e a oferta de atendimento psicológico gratuito é uma forma de apoiar a categoria nessa jornada de superação”, afirma Érica Chagas, vice-presidente.

Representantes do Coren-SP no 23º Cbecenf

A abertura oficial foi marcada por momentos de muita emoção. O público fez um minuto de silêncio, após o badalar de um sino, pela memória dos 865 profissionais de enfermagem que faleceram em decorrência da pandemia. “Aos que tombaram, nossa homenagem, nosso pesar, e aos que continuam na labuta, nosso agradecimento e nosso orgulho por continuarem na linha de frente” disse o anfitrião do evento, Gelson Albuquerque, de Santa Catarina.

Presidente do Coren-SC, Gelson Albuquerque, homenageou os profissionais de Enfermagem

A mesa de abertura contou também com integrantes da diretoria do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen); com o presidente do Coren-RO, Manoel Neri; com o secretário de saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro; e a presidente do Cofen Betânia Santos, que destacou a importância do Congresso. “Os eixos temáticos abordados darão o caminho para empoderar cada vez mais a profissão, que soube corresponder aos anseios nacionais diante da maior crise de saúde pública da nossa história”, afirma.

Após a abertura oficial, o evento contou com uma palestra do psicólogo, professor e especialista em desenvolvimento humano, Rossandro Klinjey, que abordou a nobreza da atuação da enfermagem, caminhos para a resiliência e também destacou a importância de valorização da classe, ao mencionar o PL 2564/2020, do piso salarial. “É preciso coragem para lutar contra todo um sistema que tem interesses opostos a esse sonho da categoria”, destacou.

Cofen Play

A noite do dia 27/9 também foi marcada pelo lançamento do Cofen Play, um aplicativo que consiste em uma multiplataforma com conteúdos exclusivos para os profissionais de enfermagem. “Tem tudo: livros, cursos, vídeos, séries, jornais, clube de benefícios acesso direto à Ouvidoria do Cofen, resoluções, etc. É um produto inédito, uma revolução digital sem precedentes, que vai mudar o rumo da enfermagem”, explica o coordenador de comunicação do Cofen, Neyson Freire. O app está disponível para download nas principais lojas de aplicativos. Para saber mais acesse: cofenplay.com.br