Coren-SP recebe treinamento da Pesquisa Nascer Saudável, da Fiocruz

O Coren-SP  está sediando nesta semana cerca de 50 profissionais de enfermagem e médicos de diversas regiões do Brasil, que participam de treinamento como aplicadores de campo da Pesquisa Nascer Saudável, realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da  Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).  “A pesquisa busca avaliar de forma isenta os resultados obtidos até agora pelo Projeto Parto Adequado”, explica a coordenadora do estudo, médica e professora Maria do Carmo Leal. 

Os profissionais que trabalharão na aplicação dos questionários estão tendo acesso a informações sobre a estrutura e os objetivos da pesquisa e à plataforma eletrônica ,na qual preencherão o questionário, por meio de um tablet. O questionário será aplicado às parturientes que foram atendidas em 12 hospitais privados localizados nas regiões sul, sudeste e nordeste do país, participantes do Projeto Parto Adequado. 


Equipe responsável pela organização e coordenação do treinamento

A Pesquisa Nascer Saudável, realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), do Ministério da Saúde e da Fundação Bill e Melinda Gates. 

Sobre o Projeto Parto Adequado

O projeto Parto Adequado, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde, tem o objetivo de identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar. Essa iniciativa visa ainda a oferecer às mulheres e aos bebês o cuidado certo, na hora certa, ao longo da gestação, durante todo o trabalho de parto e pós-parto, considerando a estrutura e o preparo da equipe multiprofissional, a medicina baseada em evidência e as condições socioculturais e afetivas da gestante e família.

Neste contexto, o Coren-SP desenvolve o projeto Qualifica Parto, que consiste em um cursos de aprimoramento voltados , com 180 horas de duração, realizados em parceria com a Abenfo (Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras). A iniciativa foi conduzida pelo Grupo de Trabalho (GT) de Saúde da Mulher do Coren-SP.