Coren-SP realiza encontro para o lançamento do projeto de elaboração de protocolos de enfermagem na Atenção Primária à Saúde

Na última sexta-feira (14/6), o auditório do Coren-SP foi palco para o segundo encontro entre representantes da gestão das secretarias municipais do estado de São Paulo e universidades, para o lançamento do projeto de elaboração de protocolos de enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS). O projeto tem por finalidade aumentar a autonomia dos profissionais e garantir respaldo ético e legal durante a prática da assistência.

O evento contou com três palestras e foi conduzido pela conselheira e coordenadora do projeto, Rosana Garcia. Com a participação da primeira-secretária do Coren-SP, Eduarda Ribeiro, da conselheira do Coren-SC e apoiadora do Cofen, Elizimara Ferreira Siqueira, do vice-diretor da Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (ABEFACO), Carlos Leonardo Figueiredo Cunha, representantes do Conselho de Secretárias Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), e Drª. Maria Cristina Honório dos Santos, diretora do Departamento de Atenção Básica da SMS de São Paulo. Além da presença dos representantes dos municípios de Lins, Bauru, Jundiaí, Caieiras, Cabreúva, Campinas, Marília, Santo André, Osasco, Jandira, Sorocaba, Salto, Araraquara, Sertãozinho, Serrano e da cidade de São Paulo.

A conselheira Rosana Garcia diz que esse é um momento de quebra de paradigmas, pois diferentes sujeitos institucionais foram chamados para uma escrita coletiva e compartilhada de protocolos que terão como objetivo a qualificação da assistência, a segurança do paciente e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A conselheira Rosana Garcia durante a apresentação do projeto

A primeira-secretária do Coren-SP, Eduarda Ribeiro, ressaltou a importância dos protocolos para a proteção legal do enfermeiro. “Não podemos deixar que profissionais de outras áreas determinem nosso trabalho. Nós, da enfermagem, temos compromisso exclusivamente com o paciente. Trabalhamos em prol dele”.

Representantes das secretarias municipais e universidades

A primeira palestra abordou “O protocolo de enfermagem na Atenção Primária à Saúde no Coren-SP: estratégias de articulação iniciais”, ministrada pela conselheira Rosana Garcia. Novamente, ela deixou claro o envolvimento do Grupo de Trabalho (GT) de Atenção Básica do Coren-SP em relação à construção de protocolos. “É muito importante deixar claro que não estamos criando protocolos do Conselho. São protocolos escritos por várias mãos, de forma participativa. O Coren-SP está fazendo a coordenação desse projeto”.

Ela também explicou que o projeto de elaboração de protocolos será dividido entre as várias regiões do estado, seguindo os locais onde o Coren-SP mantém as subseções. “Estamos tendo o apoio expresso do Cosems/SP, que reafirmou a parceria que mantém conosco nessa elaboração”.

O segundo palestrante foi o vice-diretor da ABEFACO, Carlos Leonardo Figueiredo Cunha, que abordou as “Diretrizes para a elaboração de Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde pelos Conselhos Regionais. “Esse segundo encontro dá forças para a construção desse movimento que mobilizará a enfermagem como um todo. É a união de todos os profissionais da categoria em prol da construção de um instrumento para subsidiar e ressignificar a prática da enfermagem, garantindo o reconhecimento, o respaldo da lei do exercício profissional e melhorias no acesso à saúde da população”.

Carlos Leonardo Figueiredo Cunha, vice-diretor da ABEFACO

E, por fim, a última palestra foi conduzida pela conselheira do Coren-SC, Elizimara Ferreira Siqueira, que compartilhou a experiência do Coren-SC em relação aos protocolos na Atenção Primária à Saúde de Florianópolis. A conselheira também é gerente de enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde de Florianópolis e, para ela, esse trabalho vai fortalecer a enfermagem no estado de São Paulo. “Saio daqui emocionada, pois vejo como é grande o nosso potencial para gerenciar esse movimento. Todo esse nosso esforço não é só para os profissionais, é para a população também! Queremos que todos tenham acesso a uma assistência segura e efetiva, queremos trabalhar com a certeza de que o nosso paciente terá atenção necessária na promoção à saúde”, conclui.

Conselheira do Coren-SC, Elizimara Ferreira Siqueira