Coren-SP promove palestra em Guarulhos sobre Comissão de Ética

Com o objetivo de estimular a formação de uma Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) na Região 2 – Cantareira, em Guarulhos, a conselheira Andrea Bernardinelli Stornioli promoveu sexta-feira (19), durante todo o dia, palestra na Escola SUS Guarulhos, contemplando duas turmas diferentes de profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A conselheira Andrea Stornioli durante palestra na Escola SUS Guarulhos

Andrea lembrou que as Comissões de Ética de Enfermagem foram instituídas pela Resolução Cofen 172/94, atuam de forma autônoma e são braços do Coren-SP dentro das instituições. O caráter educativo, consultivo e fiscalizatório também foi destacado. “Ela não fiscaliza os profissionais e sim as condições de trabalho, possibilitando a revisão de Pops, rotinas e fluxos para proteger os trabalhadores e melhorar o atendimento à população”, explicou a conselheira.

O caráter educativo, consultivo e fiscalizatório foi destacado pela conselheira

A importância de conhecer a legislação foi enfatizada várias vezes por Andrea. “A legislação é o que sustenta a nossa profissão, o que dá base para a gente trabalhar, que nos delimita e nos protege”. Após apresentar vários casos concretos que foram alvo de processo éticos, acrescentou: “Temos que aprender a falar não e usar a legislação como base para fundamentar esse não, até para não sermos vistos como não colaborativos”, ressaltou.

Ao final, para destacar a importância do empoderamento da Enfermagem, a conselheira exibiu o vídeo “Eu sou apenas um enfermeiro”, que apresenta trechos da palestra da escritora americana e pesquisadora de segurança do paciente e exercício da Enfermagem, Suzanne Gordon.

Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem

As CEEs são delegadas pelo Coren-SP e formadas por profissionais das próprias instituições. Elas exercem funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético da Enfermagem. Para obter mais informações sobre as normas e procedimentos para a formação de uma CEE, clique AQUI.