Coren-SP pede a contratação de enfermeiros e técnicos à prefeitura de São José dos Campos

Na última quarta-feira (19), o Coren-SP participou de uma audiência pública realizada pela prefeitura de São José dos Campos para discutir o orçamento do município para o próximo ano.

Representada pela conselheira Ivany Baptista, pela assessora jurídica Ana Paula Molino de Moraes e pela chefe técnica da subseção de São José dos Campos, Roberta Zloccowick de Alcântara, a autarquia aproveitou a oportunidade para propor a inclusão da contratação de novos enfermeiros e técnicos de enfermagem no orçamento, de forma a contemplar o dimensionamento adequado de profissionais nas unidades da rede municipal.

Ivany, Ana Paula e Roberta representaram o Coren-SP em audiência pública com a prefeitura de São José dos Campos

“Achei a audiência muito produtiva para o Coren-SP. Entregamos um documento da fiscalização que identificou déficit de pessoal de enfermagem nas UBS de São José dos Campos, apresentando uma síntese desse estudo e seus embasamentos. Eu também enfatizei a importância do trabalho da enfermagem e a necessidade de quantitativo e qualitativo de profissionais que entendam do SUS e que possam trabalhar em condições seguras”, disse a conselheira Ivany.

Em fala durante a audiência, Roberta detalhou o subdimensionamento de profissionais de enfermagem apontado pelo Coren-SP nas UBS do município

Roberta foi quem entregou o estudo sobre o déficit de profissionais aos representantes da prefeitura. Ela destacou a importância do dimensionamento adequado para a segurança assistencial e a necessidade de novas contratações: “Verifiquei a importância de dar maior visibilidade ao problema do déficit nas UBS, para que isso seja planejado, esteja no orçamento e seja possível a adequação. O aumento do número de pessoal irá aliviar a demanda de trabalho da enfermagem do município, que atualmente está sobrecarregada”, explicou a chefe técnica.

As demandas do Coren-SP foram devidamente protocoladas. A autarquia espera agora uma devolutiva da prefeitura de São José dos Campos

A assessora jurídica do Coren-SP, Ana Paula, destacou o fato de a audiência pública do orçamento municipal ser um evento de grande qualificação para a apresentação das demandas do conselho: “Estavam presentes alguns secretários municipais. E pelo fato de ser audiência pública, há a obrigatoriedade da prefeitura em apresentar uma devolutiva das demandas apresentadas. Isso pode abrir caminho para futuras conversas entre o Coren-SP e a Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Campos”, destacou.