Presidente do Coren-SP conhece projeto que atende pessoas em situação de vulnerabilidade

No início do mês de outubro, o presidente em exercício do Coren-SP, Cláudio Silveira, participou de uma ação da Associação Médicos do Mundo, que tem entre seus parceiros a Atlética de Enfermagem da Faculdade Anhembi Morumbi. A ação, promovida no centro de São Paulo,  tinha como objetivo atender pessoas e seus animais em situação de vulnerabilidade social.

O presidente do Coren-SP, Cláudio Silveira, participou de uma ação da Associação Médicos do Mundo, em parceria com a Atlética de Enfermagem da Anhembi Morumbi, no centro de São Paulo

“Pessoas que se encontram em situação de rua, necessitam de um olhar aprofundado. O acolhimento é feito de forma diferente, mas a assistência é a mesma. Afinal, nós somos conhecidos como a profissão do cuidar. É preciso ter sensibilidade e auxiliar essa população de forma humanizada e respeitosa e a enfermagem tem um papel muito importante nesse contexto da assistência”, destaca o presidente em exercício do Coren-SP.

De acordo com a porta-voz do projeto, Carla Strafacci, as ações acontecem usualmente uma vez por mês. “Neste momento de pandemia, em São Paulo, estamos atuando duas vezes ao mês no primeiro final de semana de cada um. No sábado atuamos com o Projeto Mulheres sem Medo, com patrocínio da Embaixada da França e, no domingo, com a Força Tarefa de Catástrofes”, diz.

Carla Strafacci é a porta-voz do projeto

Carla explica que a associação nasceu em 2015, por meio de uma iniciativa do Dr. Mário Guimarães. Segundo ela, entre o caminho de casa até a universidade onde lecionava, o médico prestava atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Sem nenhum cunho religioso ou político, ele começou acompanhar uma instituição que auxiliava pessoas. Assim, aos poucos, alunos e colegas começaram a acompanhá-lo dando forma ao Médicos do Mundo. Atualmente, além de contar com profissionais da área da enfermagem, odontologia, psicologia, medicina veterinária, direito, biomedicina, entre outros, a organização conta com diversas especialidades e com filiais em diferentes estados brasileiros, assim como ações já realizadas em outros países.

O enfermeiro Thiago Quaglietta Lopes Rodrigues, representante da Atlética Taurus, da universidade Anhembi Morumbi, explica que essa parceria surgiu de uma iniciativa totalmente social e independente, a qual visava auxiliar a população de rua. “Durante a pandemia, tivemos muitos desafios. Mas, com força e determinação, conseguimos alcançar nossos objetivos. Nossa atlética é separada em dois campus na associação. Em geral, prestamos os devidos atendimentos primários e os serviços sociais que contribuem com a alimentação e a higiene básica”, conta.

De acordo com o enfermeiro coordenador da enfermagem nacional do Médicos do Mundo, Samir Adalberto Siqueira Silva, e o enfermeiro coordenador nacional da tenda dos curativos, Everton Cezar Silva, levar uma assistência aos menos favorecidos é um trabalho árduo, silencioso e incansável da associação.

“Quando saímos de casa para realizar nosso trabalho no mundo, temos sempre a fé que vamos dar um pouco de amparo e colocar um sorriso no rosto daqueles que sofrem dia a dia sem ter um teto, longe ou separado de suas famílias, com problemas pessoais que ultrapassam o limite mínimo de dignidade da existência”, ressalta Samir.

Samir Adalberto Siqueira Silva é enfermeiro coordenador da enfermagem nacional do Médicos do Mundo

Já Everton destaca a importância da participação do Coren-SP. “É imprescindível poder contar com o apoio do conselho que ampara as diretrizes de enfermagem. Com o Coren-SP nos apoiando, nós teremos mais visibilidade. É de extrema relevância e alegria poder contar com órgão que representa nossa classe”.

Everton Cezar Silva é enfermeiro coordenador nacional da tenda dos curativos