Coren-SP participa do movimento “Sou Responsável”

Iniciativa que une mais de cem entidades visa conscientizar eleitores

O Coren-SP é mais uma entidade envolvida no movimento “Sou Responsável”, que visa estimular o protagonismo de todos os brasileiros com foco neste ano eleitoral. A iniciativa nasceu de um ato reunido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP) na Cúria Metropolitana de São Paulo, com um manifesto pela Ética, envolvendo cerca de 100 instituições.

As próximas etapas do projeto incluem articulações em busca de novos apoios e criação e produção, de forma colaborativa, do logo e vídeo para a campanha. O andamento da campanha pode ser acompanhado no site oficial do Movimento Sou Responsável.

O manifesto oficial da campanha pode ser conferido a seguir:

“Sou responsável”

Ser responsável é ser parte da solução. É, em essência, ser protagonista das grandes transformações. É uma atitude que deve permear todas as dimensões de um indivíduo: ser responsável com sua família, sua empresa, sua comunidade. E consigo mesmo.

Nas eleições, isso significa uma atitude simples e poderosa: analisar a biografia do candidato, a viabilidade de suas propostas e, depois, acompanhar o desempenho dos eleitos, participando da construção de políticas públicas e manifestando-se através dos diversos canais de comunicação à disposição dos cidadãos.

Se quisermos um País ético, em todos os seus aspectos econômico, social e político, não podemos aceitar a cidadania de segunda classe. Precisamos ser cotidianamente responsáveis, exigindo direitos, mas também cumprindo deveres.

O movimento “Sou Responsável” não tem dono, ideologia, partidos e, muito menos, candidatos.