Coren-SP participa do 1º Fórum Regional de Políticas Públicas de Nutrição, na Alesp

O Coren-SP participou do “1º Fórum Regional de Políticas Públicas de Nutrição”, realizado na manhã desta terça-feira (3) no auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Promovido pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN-3ª Região), o fórum discutiu questões relacionadas à multidisciplinaridade frente aos desafios atuais da nutrição e da saúde em geral.

A enfermeira Letícia Faria Serpa, que atua como gerente de educação multiprofissional no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na capital, representou o Coren-SP no evento.

A enfermeira Letícia Faria Serpa representou o Coren-SP no fórum

“Acho que a saúde da população está precisando de muitas estratégias para que consigamos melhorar a qualidade da assistência em muitos aspectos. Atualmente, em torno de 40 a 50% da população está em sobrepeso ou obesidade e isso precisa ter uma intervenção multiprofissional, pois trouxe um aumento das doenças crônicas que é multifatorial e é uma das principais causas de mortalidade em nosso país, necessitando de uma intervenção multiprofissional”, destacou Letícia ao final do evento.

Palestras

Depois de uma breve mesa de abertura que teve a presença da presidente do CRN-3ª Região, Denise Augustinis Noronha Hernandez e da conselheira do CRN, Lenita Borba, houve três palestras conduzidas por nutricionistas, falando sobre o estado atual da saúde pública no Brasil do ponto de vista dos profissionais da nutrição.

Lenita Borba (á esquerda) e Denise Hernandez comandaram a mesa de abertura

Ainda na mesa de abertura, a presidente do CRN-3ª Região destacou o perigo da PEC 108, que tramita no Congresso Nacional e cuja aprovação poderia enfraquecer os Conselhos de Fiscalização Profissional.

“Salientamos que os Conselhos de Fiscalização Profissional são reconhecidos como entidades imparciais e capacitadas a colaborar com a criação de políticas públicas na área da saúde”, defendeu Denise.

A nutricionista Bianca Blanco falou sobre gestão pública da saúde

A primeira palestra da manhã foi feita pela nutricionista e professora Bianca Blanco, com o tema “Gestão de Saúde Pública e Nutrição no Brasil”.

A profissional destacou que as graduações da área da saúde não oferecem formação suficiente na área de políticas públicas de saúde. “A gente raramente dialoga sobre políticas públicas na faculdade. Aí ingressamos no mercado de trabalho e temos que lidar com essas questões”, frisou.

Lucila traçou um panorama da nutrição e chamou a atenção do publico para uma Sindemia

A segunda palestra foi feita pela nutricionista Lucila Pereira, com o tema “Nutrição: passado, presente e futuro”. Ela falou sobre o histórico da profissão e do papel do nutricionista dentro da equipe de saúde.

Um dos momentos mais chamativos da palestra de Lucila foi quando ela fez um alerta para uma Sindemia Global. “A sindemia é a coexistência de três pandemias que têm causas em comum. Essas pandemias são: a obesidade, a desnutrição e as mudanças climáticas. Para resolvê-las é preciso resolvê-las juntas, pois fatores sistêmicos comuns demandam ações coletivas”.

Dafne tratou das especificidades da atuação do profissional de saúde nas atenções primária, secundária e terciária

A terceira e última palestra foi feita pela nutricionista Dafne Paiva Gomes de Oliveira, e teve como tema “Ações de Nutrição e Alimentação na Atenção Primária, Secundária e Terciária”.

Ela citou algumas das especificidades de cada nível de atenção, assim como as diferenças entre eles. “A tecnologia utilizada em cada um é diferente. É mais simples na atenção primária, intermediária na atenção secundária e mais densa na atenção terciária”, destacou.

Após as palestras foi feita uma breve mesa de discussões com as palestrantes, encerrando o fórum.