Coren-SP participa do 13º Congresso Brasileiro da SOBECC

O tradicional Congresso da Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material de Esterilização (SOBECC) chegou à sua 13ª edição, abordando o tema “Preceitos Norteadores da prática perioperatória: ética, competência e responsabilidade”. O evento acontece entre os dias 12 e 15 de setembro, no Palácio das Convenções do Anhembi e contou com a presença da presidente do Coren-SP, Fabíola Campos, na mesa de abertura.

Destinado aos profissionais e estudantes de Enfermagem que atuam no Bloco Operatório, o Congresso reunirá especialistas nacionais e internacionais em sua programação científica. Neste ano haverá um período dedicado à visitação da exposição tecnológica e apresentações dos simpósios-satélites. Fabíola elogiou o tema abordado nesta edição e frisou a importância de resgatar os valores em questão. “Estamos vivendo um momento muito delicado no país e o resgate da ética é fundamental para superarmos essa fase. Temos, também, que nos dedicar cada vez mais à responsabilidade e competência, pois esses são fatores importantes para que sejamos valorizados e reconhecidos”, disse.

A presidente da SOBECC Nacional destacou na mesa de abertura que a programação científica foi pautada em temas atuais, relevantes e em consonância com a temática do evento, colocando a segurança do paciente no foco das discussões. “Estima-se que sejam realizadas cerca de 240 milhões de procedimentos cirúrgicos ao ano no mundo e a segurança do paciente deve ser uma preocupação. Por isso, a SOBECC está presente nos fóruns de discussão, pautando temas como proteção e gestão de riscos, já que a enfermagem tem uma grande interface com a equipe multiprofissional”.

Também integraram a mesa de abertura Diogo Penha Soares, representante da ANVISA; Adriana Maria Feliz, da APECIH; e Mary Fearon, representando a Association of Operating Room Nurses, Perioperative Practice Specialist. A conselheira e segunda-secretária, Rosangela de Mello, também representou o Coren-SP no evento.