Coren-SP participa de Fórum de Prevenção e Tratamento de Feridas na Hospitalar 2016

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo esteve representado pelo seu conselheiro Marcel Willan Lobato, na feira Hospitalar 2016, realizada na capital, na tarde desta quarta-feira (18). Como membro da mesa-redonda, do fórum “Prevenção e Tratamento de Feridas”. As enfermeiras Maria Helena Mandelbaum, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (Sobende); Maria Angela Boccara de Paula, presidente da Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest) e Silvia Maria Neri, coordenadora das Câmaras Técnicas do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), também participaram do evento.

O conselheiro Marcel Willan Lobato falou sobre experiência com protocolos no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas durante mesa redonda

Um dos principais temas abordados durante a mesa foi a utilização e a construção de protocolos para a prevenção de feridas. “Com base em minha experiência no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP, digo que é de grande importância criarmos nossos próprios protocolos, ao invés de importar sistemas de outras instituições e países”, destacou Maria Helena Mandelbaum, que frisou a necessidade do olhar diferenciado do profissional de Enfermagem: “Temos que focar na prevenção de feridas, e não apenas no tratamento”, frisou.

O conselheiro falou sobre a importância da motivação por trás de qualquer ação de Enfermagem, inclusive da formação de uma Comissão de Prevenção a Lesões

Após a mesa-redonda, Marcel Lobato fez uma palestra com o tema “Desafios da implantação da Comissão de Prevenção a Lesões”, concluindo: “Não conseguimos falar de Comissão de Prevenção a Lesões sem antes falarmos de motivação. Qual a motivação para criarmos uma comissão? A motivação tem que ser nosso paciente”.

Sobre a Hospitalar 2016

Além de lançar as mais importantes novidades da área hospitalar, a feira busca ser um importante fórum da saúde, reunindo dirigentes hospitalares, profissionais da área e os pensadores de saúde.

Realizada anualmente, a feira conta com eventos simultâneos entre congressos, jornadas e reuniões setoriais, onde são discutidos rumos e tendências na área de gestão de negócios para estabelecimentos de saúde.