Coren-SP participa de eventos da Semana da Enfermagem do Vale do Paraíba

Integrando as atividades de celebração da Semana da Enfermagem 2022, o Coren-SP participou, nos últimos dias, de cerimônias em instituições de ensino de Tremembé e São José dos Campos, no Vale do Paraíba.

Na última quarta-feira (18), a gerente de fiscalização da capital e região metropolitana, Roberta Alcântara, realizou palestra para os alunos do curso de técnico de enfermagem da SD+ Escola Técnica de Saúde, em Tremembé.

Roberta abordou o tema oficial da Semana da Enfermagem deste ano, “Enfermagem: uma voz para liderar – investimento na enfermagem e respeito aos seus direitos para garantir a saúde global.”

A gerente de fiscalização da capital e região metropolitana, Roberta Alcântara (à esquerda ao fundo) palestrou para os alunos de técnico de enfermagem em Tremembé

Já na quinta-feira (19), o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, e a conselheira Ivany Baptista compuseram a mesa de abertura da 22ª Jornada de Enfermagem da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), de São José dos Campos.

“O trabalho desenvolvido pelos profissionais muitas vezes não é devidamente reconhecido e, como docente, é muito gratificante ver os alunos em sua trajetória. Ter caminhos diferentes nos torna muito mais fracos, e o que torna muito difícil atingirmos nossos objetivos. A valorização e o empoderamento não serão percebidos pela sociedade se não partirem dos próprios profissionais”, avaliou James.

Abertura da 22ª Jornada de Enfermagem da Univap contou com a participação de representantes do Coren-SP e da ABEn-SP

Já Ivany pontuou que a enfermagem tem os mesmos desafios ao redor do mundo. “Precisamos nos unir para que a enfermagem seja devidamente valorizada. A ideia do evento na Univap é estimular os alunos a exercerem a profissão, sendo os professores referências para suas jornadas. A saúde é o nosso maior bem e a enfermagem é um grande pilar, que a gente possa conduzir de forma a beneficiar a população”.

Com moderação da professora Paula Fernanda de Oliveira Santos, a mesa de abertura contou também com a participação da presidente da ABEn-SP, Vilanice Alves de Araújo Püschel, que destacou a parceria do Coren-SP e da ABEn-SP para a realização da Semana da Enfermagem deste ano, bem como o tema destacado pela Univap no evento. “O cuidado se faz na presença, na interação e na percepção do outro, em uma perspectiva integral”, destacou.