Coren-SP participa de discussão sobre situação dos profissionais de Saúde de Guarulhos

O vice-presidente Mauro Antônio Pires Dias da Silva e o chefe técnico da subseção de Guarulhos, Osvaldo D’Andrea, representaram o Coren-SP em reunião com o secretário de Saúde de Guarulhos, Roberto Lago, junto com representantes do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo e do Conselho Regional de Medicina. A pauta do encontro, realizado na última quarta-feira (15/02), foi a paralisação dos profissionais de saúde de alguns serviços do município.

Vice-presidente do Coren-SP (à esq.) e secretário de Saúde de Guarulhos (à dir.)

Lago expôs a situação financeira da Secretaria de Saúde e a dívida da Prefeitura, referente aos meses de novembro e dezembro (restos a pagar de 2016), com a Fundação ABC, Organização Social de Saúde (OSS) responsável pela gestão de parte dos equipamentos da rede pública municipal. De acordo com o secretário, há um impasse entre o governo e a fundação, que não estaria repassando os salários aos profissionais.

As entidades representativas abordaram as condições de trabalho e também contestaram o fato de médicos e profissionais de enfermagem terem sido expostos indevidamente em vídeo veiculado nas mídias sociais. Os representantes do Coren-SP destacaram durante a reunião a importância de se garantir condições adequadas para o exercício profissional, como o dimensionamento necessário para assegurar a qualidade e segurança da assistência, locais apropriados para repouso, entre outros fatores.