Coren-SP participa da Força Nacional de Fiscalização em Sergipe

Mais uma vez, o Coren-SP é um dos conselhos que compõem uma operação da Força Nacional de Fiscalização (FNFIS) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Nesta segunda-feira (17/5), a FNFIS iniciou uma série de fiscalizações em oito municípios no estado de Sergipe, com o objetivo de identificar e corrigir irregularidades que afetam o atendimento de enfermagem à população, com foco no combate à pandemia de Covid-19. A iniciativa também resultará em um diagnóstico situacional da enfermagem no estado. As fiscalizações serão realizadas até a sexta-feira (21/5).

Reunião de planejamento da FNFIS

O Coren-SP está sendo representado na ação pela gerente de fiscalização do interior e litoral do estado, Ligiani Meirelles. “Logo que chegamos, todos os participantes da FNFIS fizeram testes de Covid-19 e fizemos uma reunião estratégica para planejar as fiscalizações, que serão realizadas em Aracaju e em sete cidades do interior do estado”, explicou Ligiani.

Sergipe vive atualmente uma situação crítica por conta do agravamento da pandemia, com taxa de ocupação de leitos de 100% na maior parte das UTIs dos hospitais públicos do estado.

Ligiani (ao centro) durante fiscalização na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju

Uma das primeiras unidades de saúde a serem fiscalizadas na operação foi a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju.

O estado de Sergipe tem mais de 27 mil profissionais de Enfermagem que compõem mais da metade dos trabalhadores de Saúde na linha de frente do combate à pandemia de Covid-19. São 7.223 enfermeiros registrados, 14.157 técnicos e 6.349 auxiliares de Enfermagem.