Coren-SP participa da Câmara Temática Interdisciplinar da Mulher, do Cremesp

A presidente do Coren-SP, Fabíola Campos, participou da primeira reunião da Câmara Temática Interdisciplinar da Mulher, do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), no dia 18/4. Criada em março, mês dedicado às mulheres, a nova Câmara reúne profissionais das áreas de Medicina, Direito, Enfermagem, Jornalismo e de movimentos organizados para discutir os desafios enfrentados pelas mulheres na vida contemporânea.

Entre os temas discutidos na primeira reunião, destacaram-se o preconceito de gênero, a saúde reprodutiva da mulher e assistência às vítimas de violência. O grupo também abordou dados sobre a violência contra as profissionais da saúde, mercado de trabalho e suicídio entre as trabalhadoras da área.

A enfermagem é uma profissão majoritariamente feminina. Em São Paulo, mais de 80% dos inscritos no Coren são mulheres. Nos últimos anos, o Conselho vem incentivando o empoderamento feminino, para que a categoria se fortaleça e enfrente obstáculos como a violência no ambiente profissional, desvalorização e sobrecarga de trabalho, fatores ainda muito vinculados à condição de gênero no Brasil. Em 2015, a autarquia criou o Grupo de Trabalho de Saúde da Mulher, que visa promover a melhoria da assistência de enfermagem nas questões relacionadas à saúde feminina.

Fonte: Cremesp