Coren-SP participa da 2ª oficina sobre SAE em neonatologia e obstetrícia da Maternidade Vila Nova Cachoeirinha

O Coren-SP participou da “2ª oficina sobre SAE em neonatologia e obstetrícia”, promovida pelo Hospital Municipal e Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva- Vila Nova Cachoeirinha, na capital.

A enfermeira Maria Helena Baena de Moraes, membro do Grupo de Trabalho (GT) de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) do Coren-SP, palestrou sobre o tema para um plateia composta por profissionais de enfermagem e alunos de cursos técnicos e de graduação.

Maria Helena explicou que os benefícios da SAE e do registro apropriado do trabalho têm implicações sociais que vão além do ambiente hospitalar. “Para a sociedade, a importância da enfermagem ainda não está clara. Uma forma de mostrarmos nosso papel é registrarmos o nosso trabalho”, frisou.

A palestrante demonstrou que o profissional de enfermagem precisa conhecer suas atribuições, destacando que é fundamental o conhecimento sobre a legislação e o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

A palestra foi encerrada com uma explicação sobre as classificações de enfermagem, essenciais para a aplicação da SAE, com destaque para o sistema NANDA. “Classificação deve envolver resultado, diagnóstico e intervenção. Temos que ter um método bem definido de trabalho”, concluiu.

Além da palestra do Coren-SP, o evento contou com falas sobre “SAE na recuperação pós-anestésica” e “SAE em neonatologia e obstetrícia”.