Coren-SP marca presença em Ato em Defesa da Enfermagem em Campinas

O Coren-SP foi uma das entidades que organizadoras do Ato em Defesa da Enfermagem, realizado na manhã de sábado (15/5) na Praça Arautos da Paz, em Campinas. A manifestação foi promovida em parceria com entidades sindicais da enfermagem e dos servidores públicos de Campinas, assim como da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e contou com o apoio do Coren-SP, do Conselho Municipal de Saúde de Campinas e da Associação dos Docentes da Unicamp (ADUnicamp).

O conselheiro Luciano Robson dos Santos foi um dos organizadores do ato, que contou com a presença de sindicatos, Conselho Municipal de Saúde e Unicamp

O conselheiro Luciano Robson Santos, um dos organizadores do ato, explicou o objetivo da manifestação: “Estamos aqui celebrando a Semana da Enfermagem com um ato pacífico e simbólico, homenageando não só a enfermagem, mas aqueles que perderam a vida devido à Covid-19”, afirmou.

O presidente do Coren-SP, James Santos, durante seu discurso em defesa da enfermagem

O presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, fez um discurso em defesa dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem que estão na linha de frente do combate à Covid-19: “Quando se fala em saúde se fala em trabalho de enfermagem. Temos feito a diferença, e neste momento da pandemia e da vacinação, somos nós que estamos na linha de frente. Para nós, do Coren-SP, é um prazer muito grande estar aqui. Agradecemos a cada um dos profissionais e damos nosso pesar a cada uma das famílias que perderam seus entes queridos na pandemia. Viva a ciência, viva a saúde, viva o SUS e viva a nossa enfermagem!”, disse.

Conselheiro Gésus Andrade defendeu o piso salarial para a categoria

O primeiro-tesoureiro da autarquia, Gésus Andrade, também discursou defendendo o Projeto de Lei 2.564/2020, que está em tramitação no Senado Federal e prevê um piso salarial nacional para a enfermagem: “Agora nós temos um PL do nosso piso salarial no Congresso e estamos trabalhando para que seja aprovado. A enfermagem vem ganhando reconhecimento e agora nós precisamos votar na enfermagem. Conclamo a todos enfermeiros, auxiliares e técnicos para votar na enfermagem nas próximas eleições, somente indo para o legislativo conseguiremos as mudanças que queremos, muito além dos aplausos”, colocou.

Representantes do Coren-SP reforçaram o ato em Campinas

Além de James, Luciano e Gésus, os conselheiros Wagner Batista, Djalma Rodrigues, Edith Almeida, Eugênio Dantas, Bruna Busnardo, Marcos Fernandes, Anderson Rodrigues e Márcia Rodrigues também participaram do ato, assim como as seguintes entidades sindicais: Sinsaúde Campinas e Região; Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp e Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas. O vereador Paulo Bufalo, da Câmara Municipal de Campinas, também esteve presente na manifestação.

O enfermeiro e músico Serge apresentou-se com seu projeto “Saúde, Música e Alegria”

O enfermeiro Serge Tshiswaka, coordenador do projeto musical “Saúde, Música e Alegria”, fez uma apresentação musical com seu grupo, tocando músicas de conscientização acerca da pandemia e de questões de saúde pública como o suicídio.

Balões brancos e verdes foram soltos no encerramento da manifestação

No fim do ato, os participantes soltaram balões brancos e verdes, simbolizando respectivamente a paz e a enfermagem.