Coren-SP leva temas atuais a Sorocaba

A Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Sorocaba recebeu nesta sexta-feira (13) o evento da Semana da Enfermagem 2016 em parceria com a subseção de Itapetininga do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo.

Presidente do Coren-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho

Na ocasião, a presidente do Conselho, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, falou aos alunos, professores e profissionais de Enfermagem presentes sobre a construção histórica e política da profissão.

Entre outros temas, ela destacou a importância de uma visão ampla e sem preconceitos sobre a história, citando duas mulheres que fizeram grandes contribuições: a Marquesa de Santos e Florence Nightingale. “A Marquesa de Santos foi muito mais do que a amante de Dom Pedro. Ela participou ativamente de importantes decisões políticas de nosso país, durante o período do império. Já Florence, contribui muito para a ciência, não só da Enfermagem, como também da estatística”.

Durante o evento, houve uma apresentação teatral feita por profissionais de Enfermagem, mostrando erros comuns no trato aos pacientes, como por exemplo, atendimento não humanizado.

A segunda-secretária do Coren-SP, Rosângela de Mello, fez uma palestra sobre a utilização ética e correta das redes sociais, como por exemplo o Facebook: um tema atual e de grande importância.

Segunda-secretária do Coren-SP, Rosângela de Mello

Semana da Enfermagem 2016

Dentro do tema proposto Construção Histórica e Política da Enfermagem,  o Coren-SP promove atividades na capital, interior e litoral visando a troca de experiências e conhecimentos.

A programação foi organizada em parceria com as chefes técnicas das subseções e os Responsáveis Técnicos (RTs) de universidades, prefeituras e instituições de saúde.

Serão abordados, até 25 de maio, além do tema central, os seguintes subtemas: Empoderamento, Valorização e Autoestima do Profissional de Enfermagem; Evolução Histórica; Formação Profissional; Assistência Primária e Assistência Hospitalar, entre outros.

A programação completa da Semana de Enfermagem e os procedimentos para inscrição nos eventos em todo o estado de São Paulo podem ser obtidos clicando AQUI.