Coren-SP leva o Qualifica Sepse ao Hospital Geral de São Mateus

A conselheira e professora Renata Pietro promoveu uma aula sobre sepse, no Hospital Geral São Mateus, na zona leste da capital, na última terça-feira (27/9). A atividade contemplou profissionais de Enfermagem da instituição.

O treinamento, intitulado “Sobrevivendo à Sepse” com o objetivo de incentivar o diagnóstico e tratamento precoces da Sepse. “Se quisermos reduzir a mortalidade, a equipe de Enfermagem deve sempre estar presente. Somos os soldados dos pacientes”, colocou a conselheira.  


A conselheira Renata PIetro explicou detalhes sobre a identificação precoce e tratamento da sepse

Renata explicou que a doença ataca o sistema imunológico e tem início com uma infecção que compromete o fluxo sanguíneo, trazendo prejuízos à microcirculação.  Ela destacou, ainda, os números da sepse no Brasil, que mostram a urgência e a importância em se tratar do tema: “Estima-se que 400 mil casos de sepse grave sejam diagnosticados por ano no Brasil. É a maior causa de morte nos hospitais brasileiros, ocupando 17% dos nossos leitos de UTI”, destacou.

Foi frisada também a importância da identificação precoce da doença e do tratamento com antibióticos: “Há estudos que mostram que os antibióticos devem ser utilizados em uma ou até meia hora após o diagnótico. Cada hora de atraso na administração de antibióticos ao paciente séptico representa um aumento de 8% das chances de mortalidade da doença”, resumiu.


A aula foi realizada aos profissionais da instituição estadual a pedido da Educação Continuada do local

Especialista em terapia intensiva, Renata falou sobre os mais modernos protocolos de atendimento ao paciente com sepse, e explicou os mecanismos que tornam a doença tão grave. Ela ainda indicou aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem a consulta ao guia “Sepse, um problema de saúde pública”, publicado em parceria entre o Coren-SP e o Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS), que pode ser baixado gratuitamente AQUI


Os profissionais de Enfermagem presentes na apresentação


A enfermeiras de educação continuada Lívia Rodrigues (esquerda) e Renata Martins (direita) com a conselheira Renata Pietro (centro)