Coren-SP lança programa para auxiliar recém-formados na conquista do primeiro emprego

No fim da tarde desta segunda-feira (13/12), o Coren-SP lançou oficialmente o programa Primeiro Emprego. Trata-se de um projeto de inserção de técnicos de enfermagem e enfermeiros, em início de carreira e recém-formados, no mercado de trabalho. O evento de lançamento do programa foi realizado no auditório da sede do Coren-SP e transmitido ao vivo pelo nosso Canal do YouTube.

Em suas palavras de abertura, o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, destacou o ineditismo do projeto: “Acredito que a iniciativa do Primeiro Emprego será um marco no estado de São Paulo. Conseguir o primeiro emprego é extremamente desafiador e o programa foi pensado justamente para dar um norte aos novos profissionais, sobretudo neste momento de pandemia”.

O presidente do Coren-SP, James Francisco, destacou o ineditismo do projeto

A vice-presidente do conselho, Erica Chagas, falou também como educadora ao destacar a importância de apoiar os profissionais na busca por uma primeira colocação no mercado de trabalho: “O Conselho vem trabalhando arduamente para se aproximar dos profissionais de enfermagem. Como professora, acredito que a educação é uma forma de transformarmos a sociedade, e o Coren-SP tem como compromisso zelar pela assistência segura à população e por isso a gente tem investido na educação como forma de fortalecer a profissão e prevenir erros éticos”.

Como representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o conselheiro federal Cláudio Luiz da Silveira, também participou do lançamento do projeto e tomou a palavra para parabenizar o Coren-SP pela iniciativa: “Gostaria de parabenizar o presidente James e todos os conselheiros do Coren-SP por esse projeto. Aproveito para trazer os votos de felicidades dados pela presidente do Cofen, Betânia Maria dos Santos”.

Cláudio da Silveira representou o Conselho Federal de Enfermagem no evento de lançamento

Após as palavras de abertura, a vice-presidente do Coren-SP fez uma palestra com tema “Educação Digital em Enfermagem”. Erica pontuou que atualmente as plataformas digitais são vistas como um recurso cada vez mais fundamental no ensino. “Trata-se de um processo de aprendizagem mais dinâmico pois oferece inúmeros métodos de ensino”, afirmou.

A vice-presidente Erica fez uma palestra destacando o uso das mídias digitais como ferramentas auxiliares à educação

Erica destacou as características que considera mais importantes na formação do profissional de enfermagem: “É uma formação que deve promover autonomia profissional. Deve haver inter e transdisciplinaridade, capacidade de autoaprendizagem, aproximação dos serviços de saúde e enfoque no cuidado ético e integral. Para termos esse perfil de egresso, a formação de base do profissional deve provê-lo com essas competências”, esclareceu.

O evento prosseguiu com a apresentação oficial do programa Primeiro Emprego, feita pelas conselheiras responsáveis, Ana Paula Guarnieri e Heloísa Helena Ciqueto Peres. Ana Paula frisou a característica de empoderamento que o programa pretende trazer aos seus participantes. “Trabalharemos sempre em busca da qualidade na saúde, da segurança do paciente, dos princípios éticos e, assim, fica claro que nosso objetivo é o de envolver os profissionais de enfermagem no mundo do trabalho estando sempre ao lado deles. E uma mão que está ao lado, e não na frente nem atrás, poderá ser solta um dia para que o profissional prossiga caminhando por si mesmo”.

A conselheira Ana Paula Guarnieri é uma das idealizadoras do programa Primeiro Emprego…

Já Heloísa destacou o aspecto tecnológico da formação oferecida pelo programa: “O Coren-SP está avançado na questão das inovações tecnológicas. Este curso pode ser utilizado no computador, no celular, no tablet, há uma grande flexibilidade para o aprendizado. Pretendemos contribuir, dessa forma flexível, para a qualificação profissional e propiciar o desenvolvimento da autonomia e competências ético-políticas além das técnico-científicas”, explicou.

…ao lado da conselheira Heloísa Helena Ciqueto Peres

O evento de lançamento oficial do programa Primeiro Emprego foi encerrado com uma palestra de Cibele Sinico, profissional especialista em empregabilidade e transição de carreira. Um dos pontos importantes da fala de Cibele foi a explicação sobre os principais pontos avaliados pelos entrevistadores na hora de contratar um profissional: “Existem 28 grandes competências que avaliamos, mas as principais são: iniciativa e tomada de decisão; capacidade de raciocínio; comprometimento; proatividade; dinamismo e liderança; objetividade e fluência verbal; criatividade para o cargo e trabalho em equipe”.

Cibele fez uma palestra a partir da visão do profissional de RH na hora de contratar profissionais ingressantes e recém-formados

Cibele aproveitou sua fala para deixar cinco dicas práticas para quem procura a primeira colocação no mercado de trabalho: “As principais dicas são: ter qualificação profissional e conhecimento; identificar os próprios talentos e habilidade; ter um currículo bem feito e completo, ter uma boa rede de contatos (network) e saber se portar na entrevista”.

Antes da finalização do evento, o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, lembrou que a data de lançamento do programa coincidiu com o dia de nascimento de uma figura muito especial da enfermagem: “É um programa criado por várias mãos e que nasce no dia do aniversário de Ana Néri. Fica aqui meu muito obrigado!”

Mais informações sobre o programa Primeiro Emprego podem ser obtidas na página do projeto.